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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19886
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Educação histórica digital : a consciência do tempo em conjunto com as redes sociais |
Autor(es): | Santos, Lucas de Jesus |
Data do documento: | 12-Abr-2024 |
Orientador: | Zaluski, Jorge Luiz |
Resumo: | A dedicação da História em investigar sobre as experiências humanas no tempo, tem como objetivo tornar possível a compreensão do todo a partir dos fatos. Nesse percurso marcado por distintas transformações epistemológicas, tem se apresentado importantes reflexões acerca dos fenômenos históricos que caracterizam as sociedades de acordo com as formas pelas quais as mesmas interagem com o externo. Atualmente, vivemos numa Sociedade Digital que, por sua vez, é o produto das mudanças culturais provocadas pela revolução digital que emergiu na última década do século XX. As práticas contemporâneas, no que tange às experimentações humanas no campo das interações com o seu meio, tem passado por transformações que articulam as novas tecnologias e inserem-nas nos mais diferentes contextos das relações de sociabilidade, reconfigurando assim as noções culturais do tempo presente. Em termos de educação, percebemos um aumento notório do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas educativo-institucionais. Logo, considerando as suas interferências no contexto da cultura educacional, tomamos ciência das transformações nas práticas cotidianas ligadas aos processos de ensino-aprendizagem. E é nesse contexto que o seguinte artigo pretende discutir, visando refletir sobre o uso dos dispositivos digitais nas atividades histórico-educativas, com o interesse em compreender as formas como a educação histórica, em seu mais amplo sentido de aplicabilidade social, pode ser efetivada a partir das mediações promovidas por estes aparatos. Para tanto, nos apoiaremos inicialmente na metodologia de análise de redes sociais a fim de investigar as narrativas históricas construídas pelos internautas através das plataformas que promovem a comunicação e a informação em seu estado de interconectividade. Nesse caso, utilizaremos como fonte o canal da historiadora Débora Aladim (do YouTube) que articula os conhecimentos históricos para fins educativos relacionados à história enquanto disciplina escolar. A micro-história, quando integrada à análise de redes sociais, nos possibilitará um enriquecimento na compreensão das dinâmicas sociais subjacentes à estrutura da rede de forma mais ampla, no que tange a construção dos saberes históricos. Para contextualizar a discussão proposta pelo seguinte estudo, direcionaremos a narrativa a partir das reflexões acerca de conceitos previamente existentes. Iniciaremos com Barros (2022) e as ideias sobre a Era Digital (a qual implicará no surgimento de uma nova 5 configuração social). Em seguida, elencaremos alguns pensamentos sobre a cultura contemporânea a partir do que pronunciam os autores Stuart Hall (1997), Clifford Geertz (1989), Pierre Lévy (1999) e Lúcia Santaella (2001) a respeito da sistematização das práticas e signos que configuram esta esfera no tempo presente. Nos embasaremos ainda nas ideias sobre a educação contemporânea, encaminhando a discussão para a reflexão deste campo dentro da área histórico-educativa a partir da noção da educação histórica apresentada por Jörn Rüsen (2006). A bibliografia citada nos ajudará a compreender a forma como se deu a estrutura social no tempo presente e de que maneira ela estabelece um novo conjunto de práticas socioculturais que necessariamente interfere no campo da educação com ênfase às suas influências nos processos de construção do conhecimento histórico. Ao final deste estudo, pretendemos evidenciar as maneiras pelas quais os dispositivos digitais sociais se integram aos processos de busca e produção do conhecimento em direção à consciência histórica. |
Palavras-chave: | História Ensino superior (UFS) Sociedade digital Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) Redes sociais |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Santos, Lucas de Jesus. Educação histórica digital : a consciência do tempo em conjunto com as redes sociais. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19886 |
Aparece nas coleções: | História |
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