Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19904
Document Type: Monografia
Title: A Consciência histórica através da música : uma análise da canção “Triste, Louca ou Má” com base nos estudos de gênero
Authors: Souza, Vivianne da Piedade
Issue Date: 12-Apr-2024
Advisor: Zaluski, Jorge Luiz
Resumo : Partindo da percepção de que a utilização de produções musicais são fontes de informações de cunho histórico adentrado ao ensino de história em sala de aula. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a construção da consciência histórica através dos estudos de gênero, tendo como objeto de estudo a música “Triste, Louca ou Má”, escrita por Juliana Strassacapa, e também interpretada por ela juntamente da banda Francisco, El Hombre, da qual é integrante. A música seria uma congruente crítica social ao comportamento da sociedade perante a mulher ao longo do tempo, enfatizando a busca pela autonomia e emancipação de sua própria vida. Identificam-se três narrativas que foram utilizadas historicamente para menosprezar, silenciar e afrontar saberes, atitudes e desejos das mulheres. “Triste”, “Louca” ou “Má” trata de três fases atribuídas às mulheres, do qual primeiro as silencia e as fazem ficar tristes, quando questionam algo, são apontadas como loucas, se fazem algo para romper com a situação, distintos discursos e ações contra elas são legitimados por as qualificarem como más. Nesse sentido, essas narrativas partem inicialmente da trivialidade do patriarcado de categoricamente rotular a personalidade feminina de forma pejorativa quando não adentrada aos padrões predefinidos, ou então, quando, de alguma forma, tenta romper com situações desiguais de gênero. Por meio da canção, é possível observar que sua intencionalidade consiste em representar alguns impasses sobre o cotidiano das mulheres, se desvencilhando do modelo patriarcal e hora tido como tradicional, assim, serve como possibilidade didática para o ensino de história.
Abstract: Based on the realization that the use of musical productions is a source of historical information for teaching history in the classroom. The aim of this work was to reflect on the construction of historical awareness through gender studies, using as an object of study the song "Triste, Louca ou Má" (Sad, Crazy or Bad), written by Juliana Strassacapa, and also performed by her with the band Francisco, El Hombre, of which she is a member. The song would be a congruent social critique of society's behavior towards women over time, emphasizing their search for autonomy and emancipation in their own lives. It identifies three narratives that have historically been used to belittle, silence and confront women's knowledge, attitudes and desires. "Sad", "Crazy" or "Bad" deal with three phases attributed to women, in which they are first silenced and made to feel sad, when they question something, they are branded as crazy, and if they do something to break the situation, different discourses and actions against them are legitimized by branding them as bad. In this sense, these narratives initially start from the triviality of the patriarchy categorically labeling the female personality in a pejorative way when it doesn't adhere to the predefined standards, or when it somehow tries to break the unequal gender situations. Through the song, it is possible to see that its intention is to represent some of the impasses in women's daily lives, breaking away from the patriarchal model that is now considered traditional, thus serving as a didactic possibility for teaching history.
Keywords: História
Ensino superior (UFS)
Música
Estudo de gênero
Francisco el Hombre
Music
Gender studies
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citation: Souza, Vivianne da Piedade. A consciência histórica através da música : uma análise da canção “Triste, Louca ou Má” com base nos estudos de gênero. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19904
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vivianne_Piedade_Souza.pdf242,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.