Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19927
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Minhas memórias: uma sequência de atividades pedagógicas para o desenvolvimento de competências orais nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Borges, Cristiane da Conceição Santana
Data do documento: 27-Mar-2024
Orientador: Nunes, Vanessa Gonzaga
Resumo: A oralidade está presente no nosso dia a dia e é fundamental para as relações humanas em sociedade. É um importante exercício de comunicação e reflexão sobre o mundo. A presente pesquisa teve como finalidade desenvolver e alargar habilidades orais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da rede municipal da cidade de Antas, situada no estado da Bahia, através do gênero memórias. Um teste diagnóstico nos fez perceber as dificuldades dos alunos em falar em público, em uma situação formal. Decidiu-se, então, por desenvolver uma Sequência de Atividades Pedagógicas (SAP), partindo de leituras, produções e apresentações orais relacionadas ao gênero memórias para que pudéssemos observar os seguintes parâmetros: velocidade de fala, volume (intensidade), movimento de mãos e de pernas, posição de tronco e formalidade/informalidade no uso da língua. A escolha do gênero memórias visava que o discente se sentisse mais à vontade para falar sobre suas vivências e que o instigasse a participar das atividades. Trabalhar com memórias, assim como traz a BNCC, ajuda a fortalecer a identidade dos alunos, promovendo uma reflexão sobre suas histórias de vida e desenvolvendo suas habilidades narrativas. A SAP contou com cinco etapas, sendo elas: 1. Aula expositiva sobre o conceito, a importância e os parâmetros da oralidade; 2. Estudo do gênero memórias, leituras para exemplificar o mesmo e aplicação de atividade; 3. Recolhimento das atividades e prática prévia das falas dos alunos com o gênero memórias; 4. Desenvolvimento e trabalho com o gênero memórias dos alunos em apresentações individuais. Nossas análises dos dados coletados a partir da SAP têm como embasamento teórico autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A culminância se deu por uma apresentação intitulada "Minhas Memórias", que também serviu de teste de saída. A partir desse evento, podemos inferir que os alunos se dedicaram às atividades e alguns demonstraram maior consciência sobre as modulações que precisam ser feitas no ato de uma apresentação oral em público. Contudo, certamente por causa do curto período de execução, muitos ainda precisam estar expostos a situações de protagonismo discursivo para que haja uma melhora considerável no que se refere aos aspectos da oralidade.
Palavras-chave: Oralidade
Gênero memórias
Sequência de atividades pedagógicas
Ensino fundamental
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: BORGES, Cristiane da Conceição Santana. Minhas memórias: uma sequência de atividades pedagógicas para o desenvolvimento de competências orais nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19927
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE_CONCEICAO_SANTANA_BORGES.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CRISTIANE_CONCEICAO_SANTANA_BORGES-CadernoPedagogico.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.