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Document Type: Dissertação
Title: As novas redes sociotécnicas da publicidade em Sergipe: linguagem e comunicação digital
Authors: Sá, Suelene Kátia de Souza
Issue Date: 29-May-2024
Advisor: Vianna, Beto
Resumo : Nesta dissertação, proponho analisar as dinâmicas e as transformações do fazer publicitário sergipano, através de uma abordagem atenta à configuração dos espaços relacionais e às redes formadas por coletivos humanos e não humanos no contexto da publicidade, a partir das interações entre os profissionais e seus públicos, e da participação dos objetos, artefatos, máquinas e técnicas na composição do social e no estabelecimento da ação comunicativa. Procuro analisar, em especial, as intensas e tensas transformações que a atividade publicitária tem enfrentado em suas práticas e relações nos últimos anos, impulsionadas pela crescente participação de tecnologias digitais e virtuais nos espaços de trabalho e na mediação entre os coletivos tradicionais que compõe a cultura publicitária, com consequências políticas e socioeconômicas para alguns atores, sempre dentro da lógica capitalista de produção. Para dar conta dessas dinâmicas relacionais, utilizo o conceito de redes sociotécnicas no campo da antropologia da ciência e da técnica, e o arcabouço teórico e epistemológico da escola chilena da biologia do conhecer, compreendendo a formação de sistemas sociais como a construção de realidades compartilhadas no espaço relacional da linguagem. Ao mesmo tempo, procuro seguir os atores, humanos ou não, que participam, no contexto publicitário sergipano, da gênese e da conservação dessas novas paisagens comuns, entendendo este estudo como uma contribuição para a discussão, no âmbito da antropologia, das especificidades da cultura publicitária, em especial no estado de Sergipe.
Abstract: In this dissertation, i propose to analyze the dynamics and transformations of advertising in Sergipe, through an approach that pays attention to the configuration of relational spaces and the networks formed by human and non-human collectives in the context of advertising, based on the interactions between professionals and their audiences, and the participation of objects, artifacts, machines and techniques in the composition of the social and in the establishment of communicative action. In particular, I seek to analyze the intense and tense transformations that advertising has faced in its practices and relationships in recent years, driven by the growing participation of digital and virtual technologies in workspaces and in the mediation between the traditional collectives that make up advertising culture, with political and socio-economic consequences for some actors, always within the capitalist logic of production. To account for these relational dynamics, I use the concept of socio-technical networks in the field of the anthropology of science and technology, and the theoretical and epistemological framework of the Chilean school of the biology of knowing, understanding the formation of social systems as the construction of shared realities in the relational space of language. At the same time, I try to follow the actors, human or not, who participate in the advertising context in Sergipe in the genesis and conservation of these new common landscapes, understanding this study as a contribution to the discussion, within the scope of anthropology, of the specificities of advertising culture, especially in the state of Sergipe.
Keywords: Antropologia
Comunicação de massa e publicidade
Sergipe
Comunicação e tecnologia
Tecnologia (aspectos sociais)
Agências de propaganda
Publicidade sergipana
Redes sociotécnicas
Espaço relacional da linguagem
Comunicação digital
Advertising in Sergipe
Socio-technical networks
Relational space of language
Digital communication
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Antropologia
Citation: SÁ, Suelene Kátia de Souza. As novas redes sociotécnicas da publicidade em Sergipe: linguagem e comunicação digital. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19935
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia

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