Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19955
Document Type: Monografia
Title: Análise dos gêneros textuais no livro didático do 6º ano Araribá Mais - interdisciplinar língua portuguesa e arte
Authors: Souza, Laís Mendonça
Issue Date: 12-Apr-2024
Advisor: Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
Resumo : Os gêneros textuais estão presentes em todas as esferas de comunicação em sociedade e assumem especial relevância para o estudo de língua portuguesa. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a representação de gêneros textuais em um livro didático de Língua Portuguesa (LDP) do 6º ano do ensino fundamental. Elencamos como objetivos específicos: 1) Identificar os gêneros textuais mais recorrentes no livro didático do 6° ano do ensino fundamental Araribá Mais-Interdisciplinar: Língua Portuguesa e Arte; 2) Observar se há uma presença equilibrada entre gêneros escritos e gêneros orais; 3) Averiguar se o livro apresenta gêneros multimodais e/ou digitais, tendo em vista o LDP como instrumento de análise. Com esse intuito, abordamos os conceitos de gênero discursivo e gênero textual, gêneros primários e secundários e domínios discursivos, sobretudo a partir dos estudos de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que conta com um levantamento dos gêneros e domínios discursivos encontrados no corpus seguido de uma análise crítica desses dados, baseada nos estudos abordados na fundamentação teórica. Ao final da pesquisa, avaliou-se que a representação dos gêneros textuais no LDP analisado é satisfatória e permite uma aprendizagem diversificada dos gêneros, embora ainda haja um privilégio dos gêneros escritos sobre os gêneros orais.
Abstract: Textual genres are present in all spheres of communication in society and are particularly relevant for the study of the Portuguese language. The general objective of this work is to analyze the representation of textual genres in a Portuguese Language textbook (LDP) for the 6th year of elementary school. We list the following as specific objectives: 1) Identify the most recurrent textual genres in the textbook for the 6th year of elementary school Araribá MaisInterdisciplinar: Portuguese Language and Art; 2) Observe whether there is a balanced presence between written genres and oral genres; 3) Check whether the book presents multimodal and/or digital genres, taking into account the LDP as an analysis instrument. With this aim, we address the concepts of discursive genre and textual genre, primary and secondary genres and discursive domains, especially based on the studies of Bakhtin (1997) and Marcuschi (2008). In methodological terms, this is a qualitative research, which includes a quantitative survey of the genres and discursive domains found in the corpus followed by a critical analysis of these data, based on the studies covered in the theoretical foundation. At the end of the research, it was assessed that the representation of textual genres in the analyzed LDP is satisfactory and allows for a diverse learning of genres, although there is still a privilege of written genres over oral genres.
Keywords: Gêneros textuais
Livro didático
Ensino fundamental
Língua portuguesa
Domínios discursivos
Textual genres
Textbook
Elementary school
Portuguese language
Discursive domains
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citation: SOUZA, Laís Mendonça. Análise dos gêneros textuais no livro didático do 6º ano Araribá Mais - interdisciplinar língua portuguesa e arte. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19955
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laís_Mendonça_Souza.pdf506,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.