Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20007
Tipo de Documento: Dissertação
Título : A construção de argumentos nas aulas de ciências por meio de casos investigativos
Autor : Silva, Talita Santos
Fecha de publicación : 29-may-2024
Director(a): Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Resumen: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de argumentação desenvolvido ao longo de uma sequência de ensino investigativa, envolvendo um caso de natureza sociocientífica, buscando relacionar tal processo à natureza do caso, aos padrões de interação desenvolvidos entre os alunos e o professor e às características dos argumentos elaborados pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interventiva, do tipo Pesquisa de Aplicação, envolvendo, portanto, planejamento, aplicação (execução) e análise de dados sobre o processo desenvolvido. A intervenção aconteceu em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Aracaju-SE. Para o planejamento da SEI, foram considerados princípios do ensino por investigação e a concepção de Ciclo Investigativo apresentada por Pedaste et al (2015). Os dados produzidos foram analisados por meio do Padrão de Argumento de Toulmin, envolvendo sua releitura por Gonçalves-Segundo, e por meio de categorias da estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott (2003). A análise destaca as interações entre os alunos e a professora e as estratégias desta última para colocar em prática a proposta da SEI, de modo a gerar um ambiente propício a elaboração dos argumentos. Os argumentos apresentados pelos alunos, frequentemente na forma de respostas de processos às investidas da professora apresentaram os elementos básicos do modelo de Toulmin e ainda algumas das estruturas propostas por Gonçalves-Segundo.
Resumen : The present research aimed to analyze the argumentation process developed along an investigative teaching sequence, involving a case of socioscientific nature, seeking to relate this process to the nature of the case, to the patterns of interaction developed between the students and the teacher and to the characteristics of the arguments elaborated by the students. It is a qualitative research, of an interventional nature, of the Application Research type, involving, therefore, planning, application (execution) and analysis of data on the developed process. The intervention took place in a 6th grade class of a public school in the city of Aracaju-SE. For the planning of the SEI, principles of teaching by inquiry and the concept of the Investigative Cycle presented by Pedaste et al (2015) were considered. The data produced were analyzed by means of Toulmin's Argument Pattern, involving its rereading by Gonçalves-Segundo, and by means of categories of the analytical structure proposed by Mortimer and Scott (2003). The analysis highlights the interactions between the students and the teacher and the latter's strategies to put into practice the SEI proposal, in order to generate an environment conducive to the elaboration of arguments. The arguments presented by the students, often in the form of process responses to the teacher's attacks, presented the basic eleme
Palabras clave : Ciências (Ensino fundamental)
Raciocínio
Estratégias de aprendizagem
Argumentação
Sequência de ensino Investigativa
Caso sociocientífico
Argumentation
Investigative teaching sequence
Science teaching
Socioscientific case
Área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citación : SILVA, Talita Santos. A construção de argumentos nas aulas de ciências por meio de casos investigativos. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20007
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TALITA_SANTOS_SILVA.pdf2,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.