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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20016
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Argumentação no primeiro ciclo do ensino fundamental: análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD/2019 |
Título(s) alternativo(s): | Argumentation in the first cycle of Elementary School: analysis of two Portuguese Language didactic books accredited by the PNLD/2019 |
Autor(es): | Santos, Aline de Santana |
Data do documento: | 8-Fev-2024 |
Orientador: | Azevedo, Isabel Cristina Michelan de |
Resumo: | O ensino de argumentação no Brasil tem sido direcionado aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, sobretudo em virtude do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares, acarretando o distanciamento deste campo de estudo das práticas de linguagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, crianças pequenas já demonstram propensão para interações argumentativas em práticas cotidianas, por meio das quais começam a construir e utilizar seus primeiros argumentos. Tais práticas indicam para a escola que as crianças possuem bagagem cultural para argumentar e, por isso, é possível haver o aprimoramento de ações que favoreçam a ampliação e o desenvolvimento de suas capacidades argumentativas. Além disso, o trabalho com argumentação é um campo solicitado pela competência geral sete da Base Nacional Comum Curricular, que, na condição de documento normativo, estabelece direcionamentos para as práticas em sala de aula e, também, para a elaboração de currículos e de formulação de livros didáticos, considerados importantes instrumentos de efetivação das disciplinas escolares. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar alternativas favoráveis ao ensino de argumentação como prática social de linguagem a partir de materiais encontrados em dois livros didáticos de Língua Portuguesa. Entende-se que o ensino de argumentação nos anos iniciais é relevante por possibilitar o aprimoramento de capacidades argumentativas, o que pode ser iniciado com base nas proposições encontradas em livros didáticos de Língua Portuguesa que estejam vinculadas às práticas sociais de linguagem. Metodologicamente, esta investigação assume uma abordagem descritiva e interpretativista, de caráter documental e natureza qualitativa, que se fundamenta nos postulados da argumentação na interação e no modelo dialogal de Plantin (2008a). O corpus é composto por uma seleção de textos e atividades encontrados nos livros do 1º ano do Ensino Fundamental das coleções Ápis e Buriti Mais, do PNLD/2019, adotadas pelo Centro Educacional Unificado Monsenhor Francisco José de Oliveira (CEU), em Cícero Dantas/BA. Com o propósito de aprimorar o instrumento analítico, selecionou-se a unidade didática 16 da coleção Ápis, denominada Cartaz de campanha; a unidade didática quatro da coleção Buriti Mais, intitulada Eu gosto de animais, cujas perspectivas permitem visualizar possibilidades do ensino de argumentação. A análise foi guiada por um protocolo de análise argumentativa, construído por esta professora/pesquisadora, a partir de um protocolo destinado a avaliar obras didáticas dos anos finais do ensino fundamental da disciplina de matemática, de Couceiro (2020), e do Guia Digital do PNLD, publicado em 2019. Também são propostas complementações para possíveis adaptações das atividades didáticas, tendo como referência a perspectiva da argumentação interacional, assumida nesta pesquisa. Assim, espera-se que os resultados contribuam com propostas que auxiliem no planejamento de práticas pedagógicas destinadas ao desenvolvimento de capacidades argumentativas desde os anos iniciais, a fim de que possam ser ampliadas ao longo do processo de escolarização. |
Abstract: | In Brazil, the teaching of argumentation has been directed at the final grades of elementary and high school, mostly due to the National High School Exam (Enem) and the admission exams, distancing this field of study from language practices of the beginning of elementary school. However, kids are already prone to argumentative interactions in daily practices, through which they start to build and use their first arguments. Such practices indicate to the school that kids have a cultural background to put forward arguments, and, because of that, the refinement of actions that seek to widen and develop their argumentative skills is possible. In addition to that, the work with argumentation is required by the general ability 7 of the National Common Core Curriculum (BNCC), which as a normative document, establishes directions for classroom practices and also for the elaboration of curricula and didactic materials, which are considered important instruments to make the school disciplines effective. In this context, this research aims at analyzing alternatives that favor the teaching of argumentation as a social language practice from materials found in two Portuguese Language didactic books. The teaching of argumentation at the beginning of elementary school is considered relevant for enabling the improvement of argumentative skills, which may be started based on the propositions found in Portuguese Language didactic books that are linked to social language practices. Methodologically, this investigation assumes a descriptive and interpretive approach of a documentary character and of qualitative nature, which is grounded in the assumptions of argumentation in interaction and Plantin’s dialogical model (2008a). The corpus is composed of a selection of texts and activities found in the books of the collections Ápis and Buriti Mais, of the PNLD/2019, used in first grade of elementary school, adopted by the Centro Educacional Unificado Monsenhor Francisco José de Oliveira (CEU), in Cícero Dantas-BA. In order to improve the analytical instrument, unit 16 of the Ápis collection, named Campaign Folder (Cartaz de Campanha) and unit four of Buriti Mais, entitled I like animals (Eu gosto de animais), whose perspectives allow the visualization of possibilities to the teaching of argumentation, were selected. The analysis was guided by an argumentative analysis protocol built by this teacher/researcher, based on Couceiro’s (2020) protocol designed to evaluate Mathematics didactic books of the final grades of elementary school and on the PNLD Digital Guide, published in 2019. Possible adaptations and complements to the didactic activities are proposed, having as reference the interactional argumentation perspective assumed in this research. Therefore, the results are expected to contribute to proposals that help the planning of pedagogic practices aimed at the development of argumentative skills since the initial grades, so that they may be widened throughout the schooling process. |
Palavras-chave: | Retórica Linguagem e línguas Expressão Ensino fundamental Material didático Ensino de argumentação Anos iniciais Livro didático Capacidades argumentativas Práticas sociais de linguagem Teaching of argumentation Initial grades Elementary school Didactic book Argumentative skills Social language practices |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SANTOS, Aline de Santana. Argumentação no primeiro ciclo do ensino fundamental: análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD/2019. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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