Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20022
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | A trajetória das paixões em relatos de professores sobre violência intrafamiliar sofrida por discentes |
Autor(es): | Menezes, Fabiana Lisboa Ramos |
Data do documento: | 25-Mar-2024 |
Orientador: | Mariano, Marcia Regina Curado Pereira |
Resumo: | A violência intrafamiliar é um fator que torna crianças e adolescentes ainda mais vulneráveis. É nesse sentido que este trabalho tem como base relatos docentes que expõem uma das muitas situações de violência que são percebidas na escola. Diante da importância da família e da escola no desenvolvimento e na proteção desses sujeitos em formação, este estudo pretende analisar como professoras e professores, na condição de auditório, são afetados emocionalmente por confidências de seus discentes sobre casos de violência intrafamiliar. O objetivo é analisar as paixões identificadas em relatos de docentes sobre casos de violência intrafamiliar sofrida por discentes, consoante as etapas da Trajetória das paixões: disponibilidade, identificação, despertar da paixão, mudança de julgamento e ação. Esse procedimento tem como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Figueiredo (2018, 2019, 2020) a partir da obra Retórica, de Aristóteles (2015), dos estudos na Nova Retórica, de Perelman e Olbrecht-Tyteca (2014) e Meyer (2000, 2007), no que se refere à afetividade no âmbito da família e da educação, com Spinoza (2009) e as relações de poder que geram vulnerabilidade, sob a ótica de Butler (2017), Foucault (1995) e Feito (2007), outras produções que se apresentam. Os relatos, enquanto corpus de análise, foram solicitados através de questionários, em reunião de professores, que escreveram sobre suas experiências na interação com os discentes. O procedimento para obtenção do corpus deu-se através da aplicação de questionário semi-estruturado, com questões dicotômicas e a solicitação do relato de experiência. Os resultados sinalizaram que a paixão da confiança é a primeira a ser despertada, pois desta depende a interação entre discente e docente sobre o caso de violência que, à medida em que é revelada, desperta a indignação. Indignação e medo são as paixões mais recorrentes nos relatos. Essa conclusão possibilitou propor a noção de paixões impeditivas, que vem a ser as paixões que impedem a ação pretendida levam a deliberações baseadas na piedade, no temor e na impotência. Observamos que foi possível identificar as paixões vivenciadas pelos docentes e compreendê-las no percurso persuasivo, no âmbito da Trajetória das paixões e em um contexto social que vai além da educação, que é a proteção da vida. |
Abstract: | Intrafamily violence is a factor that makes children and adolescents even more vulnerable. It is in this sense that this work is based on teacher reports that expose one of the many situations of violence that are perceived at school. Given the importance of family and school in the development and protection of these subjects in training, this study intends to analyze how teachers, in the audience, are emotionally affected by their students' confidences about cases of intra-family violence. The objective is to investigate the teaching passions inscribed in the reports from the perspective of the Trajectory of passions, following the steps presented by the analytical device: availability, identification, awakening of passion, change of judgment, and action. This procedure has as its theoretical reference the studies developed by Figueiredo (2018, 2019, 2020) based on the work Rhetoric by Aristotle (2015), studies on New Rhetoric by Perelman and Olbrecht-Tyteca (2014) and Meyer (2000, 2007), about affectivity in the context of family and education, with Spinoza (2009) and the power relations that generate vulnerability, from the perspective of Butler (2017), Foucault (1995) and Feito (2007). As objects of analysis, the reports were requested through questionnaires in a meeting of teachers, who wrote about their experiences interacting with students. The corpus was obtained by applying a semi-structured questionnaire with dichotomous questions and requesting an experience report. The results showed that the passion of trust is the first to be awakened, as the interaction between student and teacher regarding the case of violence depends on this, which arouses indignation as it is revealed. Indignation and fear are the most recurrent passions in the reports. This conclusion made it possible to propose the notion of impeding passions, which are the passions that prevent the intended action and favor deliberations based on pity, fear, and importance. We observed that it was possible to identify the passions experienced by teachers and understand them in the persuasive path, within the scope of the Trajectory of passions and in a social context that goes beyond education, which is the protection of life. |
Palavras-chave: | Linguística (estudo e ensino) Linguística de corpus Narrativa Retórica Emoções Confiança Professores e alunos Atividades Paixões docentes Trajetória das paixões Violência intrafamiliar Teacher’s passions Trajectory of passions Rhetoric Intrafamily violence |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MENEZES, Fabiana Lisboa Ramos. A trajetória das paixões em relatos de professores sobre violência intrafamiliar sofrida por discentes. 2024. 174 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIANA_LISBOA_RAMOS_MENEZES.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.