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    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20062| Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos | 
| Título: | A configuração plural da frase nominal em uma comunidade de candomblé e suas implicações para práticas educativas | 
| Título(s) alternativo(s): | The plural configuration of the noun phrase in a candomblé community and its implications for educational practice | 
| Autor(es): | Lima, Pedro Eduardo de Martins, Joaquim Manuel Gonçalves Pereira, John César de Jesus | 
| Data do documento: | 2023 | 
| Resumo: | Neste estudo investigamos a variação na concordância de número na frase nominal (NP) entre seguidores do Candomblé, uma religião afro-brasileira, com possíveis implicações para a educação. No português brasileiro padrão (STA), a configuração plural da NP – nossa variável dependente – atrai a marcação plural de todos os elementos pluralizáveis (“O-S lago-S lindo-S”), o que é privilegiado nas escolas, porém opcional em contextos informais (O-S lago-Ø lindo-Ø ). Usuários de -Ø frequentemente enfrentam preconceito linguístico. A variação STA/-Ø surgiu no período colonial brasileiro no contato entre pessoas que falavam diferentes línguas, processo do qual as primeiras comunidades candomblecistas participaram. Levantamos a hipótese de que tal processo explica parcialmente a variação sob análise nessa religião pouco estudada sociolinguisticamente. Reexaminamos dados de estudo etnográfico anterior que incluiu entrevistas com participantes em uma comunidade de Candomblé em Salvador/Brasil. Análise quantitativa da interação idadeescolaridade mostrou efeitos estatisticamente significativos sobre a variável dependente, sugerindo uma mudança em progresso relacionada a tal interação ao incluir-se análise qualitativa de notas de campo. Os achados podem nortear práticas de letramento mais eficientes: enquanto STA é ensinado nas escolas, o emprego de -Ø por estudantes também pode ser validado já que ambas as variantes são comunicativamente iguais, promovendo mudança social. | 
| Abstract: | This study examines variation in noun phrase (NP) number agreement among followers of Candomblé, an Afro-Brazilian religion, with potential implications for education. In standard Brazilian Portuguese (STA), the plural configuration within the NP – our dependent variable – attracts plural marking for all pluralisable elements (“O-S lago-S lindo-S”/“The beautiful lakes”). This is privileged in educational practices. In informal contexts, this redundant nominal number agreement is optional (“O-S lago-Ø lindo-Ø”). Users of the nonstandard variant (-Ø) often face linguistic prejudice. In Brazil, STA/-Ø variation emerged in colonial times from the contact of people with different native languages, a process in which early Candomblé communities participated. We hypothesised that such process partially explains the present variation in this sociolinguistically understudied religion. We re-examine data ethnographically collected in a previous study that included interviews with participants in a Candomblé community in Salvador/Brazil. In quantitative analyses, age-schooling interaction showed statistically significant effects over the dependent variable. This suggested an age- and schooling-related change in progress when qualitative analyses of field notes were included. Findings may inform better literacy practices: whilst STA is taught at schools, learners’ realisations of vernacular -Ø should also be validated, as both variants are communicatively equal, promoting social change. | 
| Palavras-chave: | Frase nominal Candomblé Idade Escolaridade Noun phrase Age Schooling | 
| ISSN: | 1982-3657 | 
| Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | 
| Idioma: | por | 
| Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | 
| Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20062 | 
| Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) | 
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