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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Ensino de argumentação nos anos iniciais da educação: o que se encontra no contexto de produções científicas
Otros títulos : Teaching argumentation in the early years of education: what is found in the context of scientific production
Autor : Santos, Maristela Felix dos
Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Fecha de publicación : 2023
Resumen: O registro de práticas pedagógicas voltadas ao ensino da argumentação na educação ainda é escasso no Brasil. Sendo uma necessidade social e uma exigência da BNCC, procedemos uma revisão sistemática para construir um Estado do Conhecimento. Para isso, consultamos a BDTD, com recorte temporal que abrangeu o período de 2017 a 2021, para mapear quais concepções e métodos têm sido mobilizados por professores comprometidos com o desenvolvimento da argumentação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. escola. A comparação dos dados coletados em sete estudos, selecionados com base em critérios de exclusão e inclusão, indica que há uma diversidade de perspectivas teóricas adotadas pelos estudantes de pós-graduação, que os instrumentos de coleta de dados estão alinhados ao perfil dos colaboradores envolvidos e ao tipo de pesquisas realizadas, e que nesse período houve uma redução significativa na quantidade de pesquisas realizadas sobre o ensino da argumentação e a formação de professores relacionados a esse nível de ensino. Diante disso, corroboramos a relevância de novas pesquisas que apontem as alternativas e desafios que são identificados em estudos com professores que se esforçam para ensinar argumentação em uma escola.
Resumen : The record of pedagogical practices aimed at teaching argumentation in education is still scarce in Brazil. Being a social need and a requirement of the BNCC, we carried out a systematic review to build a State of Knowledge. To do this, we consulted the BDTD, with a time frame that covered the period from 2017 to 2021, to map which concepts and methods have been mobilized by teachers committed to developing the argumentation of students in the early years of elementary school. school. The comparison of data collected in seven studies, selected based on exclusion and inclusion criteria, indicates that there is a diversity of theoretical perspectives adopted by postgraduate students, that the data collection instruments are aligned with the profile of the collaborators involved and to the type of research carried out, and that during this period there was a significant reduction in the amount of research carried out on the teaching of argumentation and the training of teachers related to this level of education. In view of this, we corroborate the relevance of new research that points out the alternatives and challenges that are identified in studies with teachers who strive to teach argumentation in a school.
Palabras clave : Argumentação
Ensino e aprendizagem
Formação continuada de professores
Argumentation
Teaching and learning
Continuing teacher education
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20063
Aparece en las colecciones: Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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