Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20068
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Arquitetura dos espaços escolares e qualidade de ensino na educação profissional e tecnológica: interlocuções possíveis
Otros títulos : Architecture of educational spaces and quality of education in professional and technological education: possible intersections
Autor : Oliveira, Glauber Fontes de
Fecha de publicación : 2023
Resumen: Este artigo apresenta uma abordagem teórica, numa perspectiva educacional, que reúne por meio de uma revisão bibliográfica embasada em autores consagrados na área da arquitetura escolar, a exemplo de Frago (2011) e Kowaltowski (2017), bem como nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a exemplo de Manacorda (2007), Mészáros (2005), Ciavatta (2014), entre outros, trazendo informações que indicam as relações existentes entre a arquitetura dos espaços escolares e a promoção de uma educação profissional de qualidade. O objetivo é propor uma reflexão que permita perceber a escola para além do seu ordenamento físico e material que se constitui como espaço, incluindo a relação de pertencimento e de identidade cultural que ela deve ter com a comunidade escolar.
Resumen : This article presents a theoretical approach from an educational perspective, which brings together, through a literature review based on renowned authors in the field of school architecture, such as Frago (2011) and Kowaltowski (2017), as well as on the conceptual foundations of Professional and Technological Education (PTE), such as Manacorda (2007), Mészáros (2005), Ciavatta (2014), among others. It provides information that indicates the existing relationships between the architecture of educational spaces and the promotion of high-quality professional education. The objective is to propose a reflection that allows us to perceive the school beyond its physical and material organization as a space, including the sense of belonging and cultural identity it should have with the school community.
Palabras clave : Arquitetura
Espaços escolares
Educação profissional
Architecture
School spaces
Professional education
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20068
Aparece en las colecciones: Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ArquiteturaEspacosEscolaresQualidade.pdf288,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.