Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20095
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Raça, gênero e classe na formação sócio-histórica do Brasil colonial: indicações das relações conceituais em produções científicas sobre a mulher negra |
Other Titles: | Race, gender and class in the socio-historical formation of colonial Brazil: indications of conceptual relations in scientific productions about black women |
Authors: | Mendonça, Isabelle Pinto Cruz, Maria Helena S. |
Issue Date: | 2023 |
Resumo : | O estudo teve o objetivo de analisar as indicações das relações conceituais sobre as categorias raça, gênero e classe em artigos publicados sobre a mulher negra no período histórico do Brasil Colônia. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e qualitativa com a aplicação da epistemologia decolonial que possibilitou tecer uma crítica ao pensamento colonial eurocêntrico e problematizar as categorias de raça, gênero e classe, associadas à história da mulher negra desde o período do Brasil Colonial. Para tanto, escolheu-se acessar os artigos publicados e disponibilizados no banco de dados do portal de periódicos da CAPES. Dessa forma, primeiramente foi construído o percurso da formação sócio-histórica do Brasil Colônia, desde o momento do descobrimento das terras brasileiras pelos europeus portugueses, baseando-se em explicações de importantes historiadores como Boris Fausto (2006), Francisco de Assis Silva (1992), Florestan Fernandes (1972). Nesse sentido, mantevese o foco nas experiências mais marcantes que envolveram as categorias pretendidas. Por conseguinte, procedeu-se a análise de quatro artigos localizados no portal de periódicos da CAPES, que mantiveram relação com os critérios selecionados pela pesquisa. Para análise dos dados utilizouse a perspectiva do pensamento decolonial da autora Catherine Walsh (2014). |
Abstract: | The study aimed to analyze the indications of conceptual relations on the categories race, gender and class in articles published on black women in the historical period of Colonial Brazil. The methodology used was bibliographic and qualitative research with the application of decolonial epistemology, which made it possible to criticize Eurocentric colonial thinking and problematize the categories of race, gender and class, associated with the history of black women since the period of Colonial Brazil. For that we chose to access the articles published and made available in the database of the CAPES journal portal. In this way the path of the socio-historical formation of Colonial Brazil was first constructed, from the moment the Brazilian lands were discovered by Portuguese Europeans, based on explanations by important historians such as Boris Fausto (2006), Francisco de Assis Silva (1992), Florestan Fernandes (1972). In this sense, the focus was maintained on the most outstanding experiences involving the intended categories. Therefore, we analyzed three articles located on the CAPES journal portal, which maintained a relationship with the criteria selected by the research. To analyze the data, the perspective of decolonial thinking by Catherine Walsh (2014). |
Keywords: | Brasil colonial Mulher negra Decolonialidade Colonial Brazil Black woman Decoloniality |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20095 |
Appears in Collections: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RacaGeneroClasseFormacaoSocioHistorica.pdf | 292,87 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.