Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20123
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Promoção do letramento científico no ensino de ciência: uma proposta motivacional/estética dentro da Teoriação Polilógica
Otros títulos : Promoting scientific literacy in science teaching: a motivational/aesthetic proposal in Polylogical Theory-Action
Autor : Maia, Hélio José Santos
Fecha de publicación : 2023
Resumen: O artigo discute a importância do letramento científico na sociedade contemporânea, particularmente no que diz respeito ao ensino de ciências no ensino fundamental. Argumenta que a educação científica é crucial para desenvolver o pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas, bem como promover a consciência ambiental e a responsabilidade social. O artigo propõe o uso da Teoriação Polilógica para abordar o ensino de ciências de forma mais inclusiva e menos monológica, com foco no processo e nos problemas da ciência e não em seus produtos. O objetivo da pesquisa é entender como a dimensão estética pode ser utilizada para motivar os alunos no ensino de ciências e contribuir para seu letramento científico. A metodologia é qualitativa, com abordagem exploratória, e inclui o estudo da Teoriação Polilógica e pesquisa de campo envolvendo entrevistas com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. O artigo conclui sugerindo que a Teoriação Polilógica pode ser uma ferramenta valiosa para promover uma abordagem mais inclusiva e diversificada da educação em ciências.
Resumen : The article discusses the importance of scientific literacy in contemporary society, particularly in relation to the teaching of science in elementary education. It argues that science education is crucial for developing critical thinking and problem-solving skills, as well as promoting environmental awareness and social responsibility. The article proposes the use of the Polilogical Theory-action to approach the teaching of science in a more inclusive and less monological way, with a focus on the process and problems of science rather than its products. The aim of the research is to understand how the aesthetic dimension can be used to motivate students in science education and contribute to scientific literacy. The methodology is qualitative, with an exploratory approach, and includes the study of the Polilogical Theory-action and field research involving interviews with elementary school teachers. The article concludes by suggesting that the Polilogical Theory-action can be a valuable tool for promoting a more inclusive and diverse approach to science education.
Palabras clave : Letramento científico
Teoriação Polilógica
Educação em Ciências
Scientific literacy
Polylogical Theory-action
Science education
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20123
Aparece en las colecciones: Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PromocaoLetramentoCientificoEnsinoCiencia.pdf409,3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.