Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20125
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo da coleção Bem-Me-Quer
Other Titles: Financial education in elementary school mathematics textbooks: a study of the "Bem-Me-Quer" collection
Authors: Silva, Fernanda Oliveira da
Ouro, Abimael
Issue Date: 2023
Resumo : O objetivo do trabalho é analisar atividades que abordam a educação financeira nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental da coleção Bem-Me-Quer, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2023). Caracteriza-se metologicamente por uma abordagem qualitativa de pesquisa com contornos quantitativos, a partir da análise documental de atividades sobre educação financeira em duas categorias, questões diretas e indiretas. Apresenta tanto a caracterização geral dos livros didáticos do 1º ao 5º ano como as análises referentes às noções financeiras presentes nas atividades da coleção e sua articulação com as habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular. Destacam-se como resultados principais: a presença significativa de 176 questões sobre a educação financeira, em diferentes seções, com prevalência de questões indiretas em detrimento de questões diretas, o que representa a exiguidade de atividades que apresentam a finalidade central de introduzir as noções de finanças e economia. Dada a relevância da temática para formação dos sujeitos, há a necessidade de promover o trabalho contínuo com os conceitos financeiros e o desenvolvimento do pensamento crítico referente as finanças, a partir das atividades dos livros didático em todos anos do ensino fundamental.
Abstract: The objective of the work is to analyze activities addressing financial education in the elementary school mathematics textbooks of the "Bem-Me-Quer" collection, approved by the National Textbook Program (PNLD/2023). It is methodologically characterized by a qualitative research approach with quantitative elements, based on the documentary analysis of financial education activities in two categories: direct and indirect questions. It presents both the general characterization of textbooks from the 1st to the 5th grade and analyses related to financial concepts present in the collection's activities and their alignment with the skills indicated in the National Common Core Curriculum. The main results highlight a significant presence of 176 questions related to financial education, across various sections, with a prevalence of indirect questions over direct ones, indicating a scarcity of activities that have the central purpose of introducing financial and economic concepts. Given the relevance of the subject for students' education, there is a need to promote continuous work with financial concepts and the development of critical thinking regarding finance through textbook activities in all elementary school grades.
Keywords: Educação financeira
Ensino
Livros didáticos
Financial education
Teaching
Textbooks
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20125
Appears in Collections:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoFinanceiraLivrosDidaticosBemMeQuer.pdf462,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.