Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20133
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Ensino médio brasileiro e luta de classes: filiações sócio-históricas da educação dual no Brasil
Otros títulos : Brazilian high school and class struggle: socio-historical affiliations of dual education in Brazil
Autor : Santos, Lavoisier Almeida dos
Fecha de publicación : 2023
Resumen: O presente artigo tem por objetivo, a partir do materialismo histórico-dialético, refletir sobre o Ensino Médio brasileiro, enquanto um recorte específico da educação formal que é ofertada no Brasil. Para tanto, foi realizado um percurso histórico-analítico do processo de constituição e solidificação dessa etapa educacional. Aponta-se, como principal resultado da pesquisa, que, do período colonial ao republicano, a educação formal funciona regularmente para manter equilibrada, em meio ao estado permanente da luta de classes, a sociabilidade do capital neste país, sendo, pois, constituída historicamente para a manutenção de um projeto colonial de exploração e dominação de uma classe social sobre a outra, do capital sobre o trabalho. Nesse sentido, a dualidade que atravessa o Ensino Médio, por ser histórica e estrutural, é constitutiva à gênese dessa etapa educacional que conserva, legitima e naturaliza a relação dicotômica de classes da sociedade capitalista brasileira.
Resumen : This present article aims, from the historical-dialectical materialism, to reflect on Brazilian High School, as a specific cut of the formal education that is offered in Brazil. Therefore, a historicalanalytical path of the process of constitution and solidification of this educational stage was carried out. It is pointed out, as the main result of the research, that, from the colonial to the republican period, formal education works regularly to maintain balanced, amidst the permanent state of class struggle, the sociability of capital in this country, being, therefore, historically constituted for the maintenance of a colonial project of exploitation and domination of one social class over another, of capital over labor. In this sense, the duality that crosses High School, for being historical and structural, is constitutive to the genesis of this educational stage that preserves, legitimizes and naturalizes the dichotomous relationship of classes in Brazilian capitalist society.
Palabras clave : Ensino médio brasileiro
Educação dual
Luta de classes
Brazilian high school
Dual education
Class struggle
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20133
Aparece en las colecciones: Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EnsinoMedioBrasileiroLutaDeClasses.pdf267,57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.