Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20135
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Histórias de vida e experiências formativas dos(as) professores(as) do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual de Feira de Santana |
Título(s) alternativo(s): | Life stories and training experiences of teachers of the degree course in chemistry at the State University of Feira de Santana |
Autor(es): | Falcão, Karolyne Mota Gomes |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Este texto apresenta reflexões sobre as histórias de vida e experiências formativas de professores(as) que atuam no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Feira de SantanaUEFS. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado intitulada: “Química começa nas estrelas: histórias de vida e experiências formativas dos(as) professores(as) do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS” no Programa de Pós-Graduação do mestrado em educação da referida instituição, a qual encontra-se em desenvolvimento, cujo objetivo é compreender como as histórias de vida e as experiências formativas dos(as) professores(as) do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Feira de Santana contribuíram para a sua prática docente. Como percursos metodológicos optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa e nos inspiramos na perspectiva (auto)biográfica-histórias de vida e escolhemos como dispositivos de pesquisa a entrevista narrativa. E nos embasamos no aporte teórico de Josso (2004), Nóvoa (2014), Macedo (2010), Souza (2006), Larrosa (2002), entre outros. Conclui-se que as histórias de vida se constituem em um processo reflexivo, experiencial e formativo ao possibilitar ao sujeito olhar para si em diferentes tempos e espaços, sendo possível reconstituir-se constantemente. |
Abstract: | This text presents reflections on the life stories and formative experiences of teachers who work in the Chemistry Degree Course at the State University of Feira de Santana - UEFS. This is an excerpt from the master's research entitled: "Chemistry begins in the stars: life stories and formative experiences of teachers of the degree course in chemistry at the State University of Feira de Santana - UEFS" in the program of the Master's Degree in Education at that institution, which is currently under development, whose objective is to understand how the life stories and formative experiences of the professors of the Bachelor's Degree in Chemistry at the State University from Feira de Santana developed for his teaching practice. As methodological pathways, we opted for a qualitative research approach and were inspired by the (auto)biographical perspective-life stories and chose the narrative interview as research devices. And we base ourselves on the theoretical contribution of Josso (2004), Nóvoa (2014), Macedo (2010), Souza 2006), Larrosa (2002), among others. It is concluded that life stories are specific in a reflective, experiential and formative process by enabling the subject to look at himself in different times and spaces, making it possible to constantly reconstitute himself. |
Palavras-chave: | Histórias de vida Experiências formativas Licenciatura em química Life stories Formative experiences Chemistry graduation |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20135 |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistoriasVidaExperienciasFormativasQuimicaUEFS.pdf | 253,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.