Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20138
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O percurso festivo das escolas sergipanas na Primeira República (1911- 1930)
Otros títulos : The festive journey of Sergipe schools in the first republic (1911-1930)
Autor : Silva, Degenal de Jesus da
Fecha de publicación : 2023
Resumen: As celebrações festivas representam um componente significativo de qualquer comunidade humana. Através destes eventos, é possível transmitir aos participantes conhecimentos específicos que se manifestam tanto através de práticas concretas como na construção de representações sociais simbólicas. No contexto das escolas primárias durante a Primeira República em Sergipe, essas festividades encontraram uma plataforma institucional sólida, abrangendo a infraestrutura escolar e seus profissionais, que se empenharam na disseminação das representações culturais enraizadas nos eventos festivos endossados pelo Governo Provisório. Neste contexto, a análise da frequência e consistência das celebrações cívicas ocorridas entre 1911 e 1930, promovidas pelos grupos escolares nas ruas, adquire destaque. Empregando uma abordagem qualitativa, a investigação se utiliza das categorias de práticas e representações propostas por Roger Chartier. Esse enfoque permite uma compreensão mais profunda da interconexão entre as ações concretas realizadas durante as festas e as mensagens simbólicas que tais eventos comunicam. Como resultado, oferece insights valiosos sobre como essas celebrações não apenas fortaleceram o sentimento de pertencimento e identidade, mas também funcionaram como veículos para a transmissão de valores culturais e ideias políticas à sociedade.
Resumen : Festive celebrations represent a significant element within any human community. Through these events, it's possible to impart specific knowledge to participants, which manifests in both tangible practices and the creation of symbolic social representations. In the context of primary schools during the First Republic in Sergipe, these festivities found a robust institutional platform, encompassing school infrastructure and its professionals, who were dedicated to disseminating cultural representations rooted in the festive events endorsed by the Provisional Government.Within this context, the analysis of the frequency and consistency of civic celebrations occurring between 1911 and 1930, organized by school groups on the streets, takes on prominence. Employing a qualitative approach, the investigation employs the categories of practices and representations proposed by Roger Chartier. This perspective enables a deeper comprehension of the interplay between the concrete actions conducted during the festivities and the symbolic messages that such events convey. Consequently, it yields valuable insights into how these celebrations not only bolstered the sense of belonging and identity but also functioned as conduits for transmitting cultural values and political ideas to society.
Palabras clave : Escolas primárias
Festas
Representações
Primary schools
Festivities
Representations
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20138
Aparece en las colecciones: Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PercursoFestivoEscolasSergipanasPrimeiraRepublica1911-1930.pdf260,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.