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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Análise de desempenho em provas de habilidades de leitura e escrita com escolares da educação fundamental I: panorama educacional pré-pandêmico à Covid-19
Título(s) alternativo(s): Reading and writing skills with elementary school students I: prepandemic educational panorama to Covid-19
Autor(es): Sordi, Claudia
Data do documento: 2023
Resumo: O sistema educacional brasileiro enfrenta desafios na alfabetização, impactando o desempenho e a igualdade entre estudantes. Dados atuais demonstram uma baixa proficiência em leitura e escrita, especialmente em alunos negros e de baixa renda. Porém, esta realidade foi agravada pela pandemia Covid-19, porém tais questões já eram latentes. Trata-se de um estudo documental, com dados coletados entre 2016 a 2019, o qual descreve a alfabetização em escolas públicas das séries iniciais. Os resultados apresentados apontam para uma situação preocupante em termos do desempenho em alfabetização, mesmo antes da Covid-19. Ao considerarmos a amostra global de 285 alunos no primeiro ano, notamos que 181 alunos, representando 64%, não alcançaram um nível de proficiência adequado. No segundo ano, entre 338 alunos, representando 57% da amostra, foi observado um desempenho insatisfatório similar. Essa pesquisa enfatiza a necessidade de reavaliação das abordagens educacionais e implementação de estratégias direcionadas para garantir que todas as crianças tenham proficiência leitora, incluindo a pandemia como novo fator de impacto temporário, porém, não o único, obtendo assim uma base sólida e permanente para o sucesso educacional futuro.
Abstract: The Brazilian educational system faces challenges in literacy, impacting performance and equality among students. Current data demonstrate a low proficiency in reading and writing, especially in black and low-income students. However, this reality was aggravated by the Covid-19 pandemic, but such issues were already latent. This is a documentary study, with data collected between 2016 and 2019, which describes literacy in public schools in the early grades. The results presented point to a worrying situation in terms of literacy performance, even before Covid-19. When considering the global sample of 285 students in the first year, we note that 181 students, representing 64%, did not reach an adequate level of proficiency. In the second year, among 338 students, representing 57% of the sample, a similar unsatisfactory performance was observed. This research emphasizes the need to reassess educational approaches and implement targeted strategies to ensure that all children have reading proficiency, including the pandemic as a new temporary impact factor, but not the only one, thus obtaining a solid and permanent basis for the future educational success.
Palavras-chave: Educação
Alfabetização
Fonoaudiologia
Education
Literacy
Speech therapy
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20156
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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