Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20159
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Entre o marginalizado e o oprimido: reflexões sobre educação pós pandemia na América Latina
Other Titles: Entre marginados y oprimidos: reflexiones sobre la educación después de la pandemia en América Latina
Authors: Barbosa, Ana Cecília Campos
Issue Date: 2023
Resumo : Em 2020, a covid-19 expandiu-se no planeta exigindo, entre inúmeras medidas de controle do contágio, o isolamento social, o que provocou o fechamento total/parcial das escolas em todo o mundo. Nos países latino-americanos, em quase dois anos, os estudantes tiveram 1 para cada 2 dias de aulas. Pensar os prejuízos e como melhorar resultados acadêmicos, além de evitar evasão e garantir permanência, é um desafio para educação contemporânea desses países. O objetivo deste texto é refletir educação na América Latina,
Abstract: En 2020, el covid-19 se propagó en el planeta requiriendo, entre numerosas medidas de control de contagios, aislamiento social, lo que provocó el cierre total/parcial de escuelas en todo el mundo. En los países latinoamericanos, en casi dos años, los estudiantes tenían 1 por cada 2 días de clases. Pensar en las pérdidas y cómo mejorar los resultados académicos, además de evitar la deserción escolar y asegurar la permanencia, es un desafío para la educación contemporánea en estos países. El objetivo de este texto es reflexionar sobre la educación en América Latina, en el contexto pospandemia, a partir de lecturas de obras de Dermeval Saviani y Paulo Freire.
Keywords: América Latina
Educação
Pandemia
Covid-19
Educación
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20159
Appears in Collections:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntreMarginalizadoOprimidoEducacaoPosPandemia.pdf238,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.