Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20164
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Reflexões sobre o processo histórico de inclusão no campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe
Other Titles: Reflections on the historical process of inclusion on the Aracaju campus of the Federal Institute of Sergipe
Authors: Santos, Dayane Batista dos
Silva, Allana Karine Aureliano da
Ferrete, Rodrigo Bozi
Issue Date: 2023
Resumo : O presente artigo tem por objetivo compreender historicamente o processo de inclusão do estudante com deficiência do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica e documental sobre Educação Inclusiva, abarcando a legislação vigente sobre Inclusão e documentos oficiais do Instituto Federal de Sergipe como a Resolução nº 76/2021 que aprova o Regimento Interno dos NAPNE e o Plano de Desenvolvimento Institucional, bem como trabalhos sobre o conceito de Educação Profissional e Tecnológica. Realizamos também entrevistas com profissionais que atuam ou atuaram no NAPNE. Os dados coletados foram analisados a partir da Análise do Discurso de Orlandi (2008). Os resultados permitiram compreender como ocorreu historicamente o processo de inclusão no campus Aracaju, que teve seu início efetivo em 2002, marcada por dificuldades tanto materiais, quanto de apoio da comunidade escolar, especialmente dos professores que ainda apresentam resistência em procurar informações em relação a melhor forma de desenvolver suas práticas quando possuem estudantes com necessidades específicas. Mas observamos que com o passar dos anos, há um movimento, gradativo, de tomada de consciência e mais comprometimento nesse processo para implementar na prática o que é garantido pelas legislações, proporcionando uma educação inclusiva.
Abstract: The present article aims to historically understand the process of inclusion of students with disabilities at the Aracaju campus of the Federal Institute of Sergipe. To do so, we conducted a qualitative research through a bibliographical and documentary review on Inclusive Education, encompassing the current legislation on Inclusion and official documents of the Federal Institute of Sergipe, such as Resolution No. 76/2021 approving the Internal Regulations of NAPNE and the Institutional Development Plan, as well as works on the concept of Professional and Technological Education. We also conducted interviews with professionals who work or have worked at NAPNE. The collected data were analyzed using Orlandi's Discourse Analysis (2008). The results allowed us to understand how the process of inclusion historically unfolded at the Aracaju campus, which had its effective beginning in 2002, marked by both material difficulties and a lack of support from the school community, especially from teachers who still show resistance in seeking information about the best way to develop their practices when they have students with specific needs. However, we observe that over the years, there is a gradual movement of increased commitment to implement in practice what is guaranteed by the legislation, providing inclusive education.
Keywords: Educação inclusiva
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE)
Instituto Federal de Sergipe (IFS)
Inclusive education
Federal Institute of Sergipe
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20164
Appears in Collections:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReflexoesProcessoHistoricoInclusaoCampusAjuIFS.pdf254,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.