Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20168
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: A subjetividade de alunas negras egressas de escolas particulares: “escrevivência” como método
Other Titles: The subjectivity of black female students leaving private schools: “escrevivência” as a method
Authors: Santos, Rafaella Clarice Rodrigues
Issue Date: 2023
Resumo : Neste artigo, apresentado como trabalho final do curso de Pedagogia Feminista Negra, pretende-se fazer uma análise interseccional de vivências e subjetividades de alunas negras em escolas particulares. O interesse pelo tema surge ao iniciar leituras sobre a subjetividade negra no contexto escolar em bell hooks, Djamila Ribeiro e na própria experiência desta autora. A metodologia utilizada é a da “escrevivência”, de Conceição Evaristo. O objetivo é analisar as diversas experiências de ex-alunas negras, egressas de escolas particulares, majoritariamente brancas, na cidade de Aracaju, Sergipe. Os resultados e conclusões apontam para a necessidade de valorização e reconhecimento dessas mulheres, perpassando pela reconstrução de si, e de sua identidade, do acesso à história e cultura dos povos negros a partir do ensino infantil, da reversão da identidade vitimada e atuação sobre o seu entorno.
Abstract: This article, presented as the final work of the Black Feminist Pedagogy course, intends to make an intersectional analysis of experiences and subjectivity of black female students in private schools. The interest in the subject arises when starting readings about black subjectivity in the school context in bell hooks, Djamila Ribeiro and in this author's own experience. The methodology used is that of “escrevivência”, by Conceição Evaristo. The objective is to analyze the different experiences of former black students, who graduated from private schools, mostly white, in the city of Aracaju, Sergipe. The results and conclusions point to the need for appreciation and recognition of these women, going through the reconstruction of themselves, and their identity, access to the history and culture of black peoples from early childhood education, the reversal of the victimized identity and action on your surroundings.
Keywords: Subjetividade negra
Escrevivência
Escolas particulares
Black subjectivity
Private schools
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20168
Appears in Collections:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SubjetividadeAlunasNegrasEscrevivencia.pdf285,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.