Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20181
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Produzindo olhares sobre a sexualidade referenciada ao lgbtqiap+ no cenário de uma escola estadual no ensino médio |
Autor(es): | Bispo, Margarida Maria Araujo |
Data do documento: | 20-Jun-2024 |
Orientador: | Cruz, Maria Helena Santa |
Resumo: | No contexto educacional que engloba a Educação Básica, abordar o conceito de gênero e sexualidade teve como pretensão compreender como as/os LGBTQIAP+ vivenciam suas experiências no cotidiano de uma escola do Ensino Médio na cidade de Tobias Barreto/Sergipe. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo geral desvelar as representações sociais, os saberes construídos e as estratégias mobilizadas por professoras/professores em uma Escola do Ensino Médio em Tobias Barreto/SE, com relação à diversidade de gêneros, referenciados no corpo-sexuado de alunos/alunas LGBTQIAP+ na ampliação de direitos e construção da cidadania. A metodologia ativa empregada nesta pesquisa possui uma proposta com base na perspectiva feminista, pós-estruturalista e queer, visando desvendar as sociabilidades de grupos LGBTQIAP+ no cotidiano do Ensino Médio da escola pública. A produção do conhecimento sobre o objeto tem por perspectiva uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio das seguintes fontes: A) Observação participante; B) Diário de campo; C) Oficina Literária; D) Grupo Focal. O referencial metodológico para a análise das formas simbólicas se alinha à hermenêutica em profundidade para a interpretação de formas de representações circulantes sobre o objeto, inclusive nos textos da literatura homoerótica adotados. Essa opção metodológica permitiu a Análise Sóciohistórica, Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação/Reinterpretação, articuladas com outros métodos de análise e estratégias de construção simbólica, imersas e produzidas em meio a relações de poder, existentes no Ensino Médio na escola lócus da pesquisa. Mediante essa constatação, ficou explícito que os principais problemas que permeiam a vida das/dos LGBTQIAP+ no chão da escola, observados por meio dos resultados gerais verificados nos grupos focais, oficinas e atividades sororiepáticas foram: homofobia velada e homofobia agressiva, naturalização do preconceito e a homofobia como fator cultural no chão da escola. |
Abstract: | In the educational context that encompasses Basic Education, addressing the concept of gender
and sexuality aimed to understand how LGBTQIAP+ people show their experiences in the daily
life of a high school in the city of Tobias Barreto/Sergipe. Thus, this research had as its general
objective to reveal the social representations, the knowledge constructed and the strategies
mobilized by teachers in a high school in Tobias Barreto/SE, in relation to gender diversity,
referenced in the sexualized body of LGBTQIAP+ students in the expansion of rights and
construction of citizenship. The active methodology used in this research has a proposal based
on the feminist, post-structuralist and queer perspective, aiming to unveil the sociabilities of
LGBTQIAP+ groups in the daily life of high school in public schools. The production of
knowledge about the object has as its perspective a qualitative research, through the following
sources: A) Participant observation; B) Field diary; C) Literary Workshop; D) Focus Group.
The methodological framework for the analysis of symbolic forms is aligned with in-depth
hermeneutics for the interpretation of forms of representations circulating about the object,
including in the adopted homoerotic literature texts. This methodological option allowed for
Socio-historical Analysis, Formal or Discursive Analysis and Interpretation/Reinterpretation,
articulated with other methods of analysis and strategies of symbolic construction, immersed
and produced amidst power relations, existing in High School at the school where the research
was conducted. Through this finding, it became clear that the main problems that permeate the
lives of LGBTQIAP+ people in schools, observed through the general results verified in the
focus groups, workshops and sorority activities, were: veiled homophobia and aggressive
homophobia, naturalization of prejudice and homophobia as a cultural factor in schools. En el contexto educativo que abarca la Educación Básica, abordar el concepto de género y sexualidad tuvo como objetivo comprender cómo las personas LGBTQIAP+ muestran su cotidiano en una escuela secundaria de la ciudad de Tobías Barreto/Sergipe. Así, esta investigación tuvo como objetivo general revelar las representaciones sociales, los conocimientos construidos y las estrategias movilizadas por profesores de una Escuela Secundaria de Tobías Barreto/SE, en relación a la diversidad de géneros, referenciados en el cuerpo sexual de estudiantes LGBTQIAP+ en ampliar derechos y construir ciudadanía. La metodología activa utilizada en esta investigación tiene una propuesta basada en una perspectiva feminista, postestructuralista y queer, con el objetivo de develar la sociabilidad de los grupos LGBTQIAP+ en el cotidiano de la escuela secundaria pública. La producción de conocimiento sobre el objeto tiene una perspectiva de investigación cualitativa, a través de las siguientes fuentes: A) Observación participante; B) Diario de campo; C) Taller Literario; D) Grupo focal. El marco metodológico para el análisis de las formas simbólicas se alinea con una hermenéutica profunda para la interpretación de las formas de representaciones que circulan sobre el objeto, incluso en los textos de literatura homoerótica adoptados. Esta opción metodológica permitió el Análisis Sociohistórico, el Análisis Formal o Discursivo y la Interpretación/Reinterpretación, articulados con otros métodos de análisis y estrategias de construcción simbólica, inmersos y producidos en medio de las relaciones de poder, existentes en la Escuela Secundaria en el locus de búsqueda escolar. . A través de este hallazgo, quedó claro que los principales problemas que permean la vida de las personas LGBTQIAP+ en el ámbito escolar, observados a través de los resultados generales verificados en grupos focales, talleres y actividades seroripáticas, fueron: homofobia velada y homofobia agresiva, naturalización del prejuicio y homofobia. como factor cultural en el ámbito escolar. |
Palavras-chave: | Educação (Sergipe) Ensino médio (Tobias Barreto-SE) Homofobia nas escolas Minorias sexuais Direitos fundamentais Direitos LGBTQIAP+ Rights High school Homophobia Derechos Escuela secundaria |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BISPO, Margarida Maria Araujo. Produzindo olhares sobre a sexualidade referenciada ao lgbtqiap+ no cenário de uma escola estadual no ensino médio. 2024. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20181 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARGARIDA_MARIA_ARAUJO_BISPO.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.