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Tipo de Documento: Dissertação
Título : “Criar histórias com os amigos é muito divertido, a gente aprende e também ensina”: práticas educacionais abertas e autorias colaborativas com crianças
Autor : Silva, Camila Gomes Santos da
Fecha de publicación : 30-oct-2023
Director(a): Lucena, Simone
Resumen: Esta pesquisa objetiva compreender as práticas educacionais abertas com tecnologias digitais como dispositivos de autorias colaborativas infantis no 2º ano do ensino fundamental. Na sociedade contemporânea, a crescente integração das mídias no campo educacional e as práticas interativas cotidianas vivenciadas pelas crianças, dentre outras implicações, provocanos a refletir sobre as transformações nos processos de ensino e aprendizagem, a mediação, os modos de produção de conhecimento na escola e a disseminação de recursos autorais na rede. As Práticas Educacionais Abertas (PEA) apresentam-se como aliadas para essa transformação, a partir do ensino aberto e da utilização e/ou criação de Recursos Educacionais Abertos (REA) que potencializam criação, interação, autoria e colaboração. Essa pesquisa tem como base epistemológica a multirreferencialidade, visando os olhares plurais nos fenômenos investigados. Trata-se de uma pesquisa-formação com crianças de sete e oito anos de idade, com inspiração nos pressupostos da etnografia para a escuta sensível das interlocutoras durante as PEA. Os principais dispositivos utilizados para a produção de dados foram: a observação interativa, com duração de quatro meses em uma turma com vinte e um estudantes, na Escola Estadual Rotary Dr. Carlos Melo, localizada em Itabaiana-SE; diário de pesquisa; rodas de com-versações mediadas e grupos de autoria. Os achados da pesquisa foram organizados e analisados na perspectiva da interpretação hermenêutica buscando as noções subsunçoras que emergiram da relação dialógica teoria-empiria. Nesse sentido, foram encontradas nessa pesquisa as seguintes noções: “Interatividade e (co)criação na produção infantil”; “Autorias infantis transmidiáticas” e “(Multi)letramentos e/na construção das autorias infantis”. O estudo evidenciou que as narrativas transmídias apresentam grande influência no processo de cocriação infantil, atrelando os desenhos manuais com o uso e apropriações das tecnologias digitais em produções autorais transmidiáticas por meio da interatividade, colaboração e (multi)letramentos no desenvolvimento das PEA e na criação de REA na escola.
Resumen : The research aims to understand open educational practices with digital technologies as collaborative authoring devices for children in the second year of elementary school. In contemporary society, the growing integration of media in the educational area and the daily interactive practices experienced by children, among other implications, provoke us to reflect on the transformations in teaching and learning processes, mediation, modes of knowledge production at school and the dissemination of authorial resources in network. Open Educational Practices (OEP) present themselves as allies for this transformation, based on open teaching and the use and/or creation of Open Educational Resources (OER) that enhance creation, interaction, authorship and collaboration. The epistemological basis of this research is multi-referentiality, aiming for plural perspectives on the phenomena investigated. It is a training research with children aged seven and eight, inspired by the assumptions of ethnography in order to listen sensitively to the interlocutors during the OEP. The main devices used to produce the data were: interactive observation lasting four months in a class with twenty-one students, at the Dr. Carlos Melo Rotary State School, located in ItabaianaSE; a research diary; mediated conversation circles and authorship groups. The research findings were organized and analyzed from the perspective of hermeneutic interpretation, looking for the subsuming notions that emerged from the dialogical relationship between theory and empiricism. In this sense, the following notions were found in this research: "Interactivity and (co)creation in children's production"; "Transmediatic children's authorship" and "(Multi)literacies and/or in the construction of children's authorship". The study showed that transmedia storytelling have a great influence on the process of children's co-creation, linking manual drawings with the use and appropriation of digital technologies in transmedia authorial productions through interactivity, collaboration and (multi)literacy in the development of OEP and the creation of OER at school.
Palabras clave : Educação
Inovações educacionais
Ensino (meios auxiliares)
Tecnologia e crianças
Prática de ensino
Ensino fundamental
Tecnologia educacional
Práticas educacionais abertas
Crianças
Autoria colaborativa
Narrativa transmídia
Tecnologias digitais
Open educational practices
Children
Collaborative authorship
Transmedia storytelling
Digital technologies
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Patrocinio: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : SILVA, Camila Gomes Santos da. “Criar histórias com os amigos é muito divertido, a gente aprende e também ensina”: práticas educacionais abertas e autorias colaborativas com crianças. 2024. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20182
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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