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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20200
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Instrumento para avaliação formativa longitudinal na residência médica em pediatria |
Título(s) alternativo(s): | Framework for longitudinal and formative assessment in pediatric medical residency |
Autor(es): | Levita, Camile D’ávila |
Data do documento: | 15-Ago-2024 |
Orientador: | Carvalho, Adriana Andrade |
Resumo: | A partir de novos paradigmas de Educação, currículos baseados em competência têm sido implementados em vários níveis da formação profissional em Saúde. Metodologias ativas, avaliação formativa e processos pedagógicos centrados no estudante têm sido utilizados para promover a autonomia, a reflexão crítica e o exercício de múltiplas habilidades intelectuais. Atividades Profissionais Confiáveis (APC) surgem nesse contexto como um parâmetro para planejamento de tarefas fundamentais a serem dominadas pelos estudantes, com níveis de supervisão decrescente até a obtenção de domínio suficiente para exercê-las plenamente com competência. As APC podem ser utilizadas tanto para estabelecer vínculo de confiança entre educador-educando, quanto para garantir prática clínica segura e qualificada pelo aluno, bem como para a avaliação de competências e desempenho clínico. Este estudo qualitativo exploratório, do tipo pesquisa documental, visou analisar a Matriz de Competências para os programas de residência médica em Pediatria no Brasil, publicada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), por meio da hermenêutica-dialética, a fim de embasar a construção de um instrumento de avaliação de desempenho clínico de residentes em Pediatria de um hospital universitário. Como metodologia, após a análise da Resolução CNRM No 1 de 29 de dezembro de 2016, organizou-se a informação em núcleos de sentido, para dar origem aos Títulos de Atividades Profissionais Confiáveis. A cada Título, correlacionaram-se competências, conhecimentos, habilidades e atitudes determinados por ano de residência. Em seguida, desenvolveram-se as especificações de subtarefas para cada APC, e o nivelamento por grau de confiabilização esperado por ano de residência foi realizado. Foi possível levantar 17 Atividades Profissionais Confiáveis que devem ser dominadas com competência por residentes em Pediatria ao longo do programa de residência médica, a partir das quais o instrumento de avaliação para ser usado de forma longitudinal na análise da progressão do residente foi produzido. Depreende-se, pelo descrito, que a APC é ferramenta com possibilidade de ser utilizada para medir individualmente o deslocamento em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante durante os três anos de formação na especialidade médica Pediatria, visto que pode aplicar à prática do processo ensino-aprendizagem as exigências normativas do Órgão de regulamentação das residências médicas no Brasil. |
Abstract: | Competency-based curricula have been implemented in several levels of health professionals training, as new educational paradigms arise. Active methodologies, formative assessments and student-centered pedagogical process have been used to promote trainee’s autonomy, critical thinking and to exercise multiples intellectual abilities. Entrustable Professional Activities (EPA) is a concept that came up in this context as a parameter for planning core tasks to be dominated with competence by the student, with variable levels of supervision. EPA is useful to stablish confidence between educator and student, to guarantee safe and qualified resident’s clinical practice, as long as to access competencies and clinical performance. This documental research is a qualitative and exploratory study that intends to analyze the Comissão Nacional de Residência Médica competencies milestones for medical residency programs in Pediatrics, in Brazil, through the method of dialectic hermeneutics, to base a framework for access clinical performance of pediatrics residents in a university hospital. As methodology to reach the EPA list, the result information from the analysis of the Resolução CNRM No 1 de 29 de dezembro de 2016 was organized in meaning cores. Competences, knowledge, skills and attitudes determined by the Resolution for each year of residence were correlated to each nucleus. Next, subtask specifications for each APC were developed, and leveling by expected degree of reliability by year of residence was performed. A core of 17 EPA was identified, that might be seized across the educational continuum in Pediatrics program and provide the milestones for the assessment framework to be used in the analysis of resident progression. Therefore, EPA is a tool that enables to individually measure the trainee’s development in terms of knowledge, skills, and abilities throughout the years of training in the Pediatrics medical specialty, once it translate into practice the normative requirements of the regulatory organs for medical residencies in Brazil. |
Palavras-chave: | Pediatria Ciências médicas Residentes (Medicina) Educação baseada na competência Competência clínica Avaliação educacional Desempenho acadêmico Atividades profissionais confiáveis Educação de pós-graduação em medicina Internato e residência Clinical competence Competency based education Academic performance Educational measurement Entrustable professional activities Pediatrics Education, medical, graduate Internship and residency |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde |
Citação: | LEVITA, Camile D’ávila. Instrumento para avaliação formativa longitudinal na residência médica em pediatria. Lagarto, 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado Ciências Aplicadas à Saúde) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20200 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde |
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