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Tipo de Documento: Dissertação
Título : Prática docente com tecnologias móveis digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor : Menezes, Danielle Santos
Fecha de publicación : 16-jul-2024
Director(a): Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Resumen: A sociedade atual está imersa em uma cultura digital que envolve a influência das tecnologias móveis digitais na vida cotidiana, desempenhando um papel importante voltado para a comunicação, entretenimento, trabalho, educação e saúde. Com a pandemia da Covid- 19 e o distanciamento físico social, essas tecnologias se tornaram importantes, especialmente na educação, visto que houve uma transição para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, dispositivos móveis, como smartphones, notebooks e tablets se fizeram um recurso útil para professores e estudantes se conectarem, compartilharem materiais e participarem de videoconferências de forma assíncrona e síncrona. Nesse sentido, o presente estudo teve como principal objetivo compreender a utilização das tecnologias móveis nas práticas docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino na cidade de Lagarto/SE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como descritiva com abordagem exploratória, realizada a partir do contexto escolar de três instituições da rede pública do município de Lagarto, localizado na região centro-sul do Estado de Sergipe, situado no Nordeste, contando com a participação de cinco professores. Para tal, partiu-se da seguinte pergunta norteadora: quais fatores impedem a utilização das tecnologias móveis digitais nas práticas docentes na rede municipal de ensino da cidade de Lagarto/SE? Por esse viés, utilizouse dos seguintes meios para a produção de dados: entrevistas não estruturadas realizadas presencialmente e observação não participante. Quanto à análise dos dados, foi feita a partir da perspectiva do método análise de conteúdo de Bardin (2016) e pela triangulação dos dados, conforme Santos et al. (2020). Este estudo teve contribuições do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/CNPq/UFS), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), na linha de pesquisa Formação e Prática Docente. Os resultados indicam que as tecnologias móveis digitais estão sendo utilizadas na prática docente dos participantes desta pesquisa, porém, com desafios; entre eles: infraestrutura inadequada, pouca formação docente prática e aparelhos tecnológicos lentos/ruins, que são enviados à escola, segundo os professores participantes da pesquisa.
Resumen : The actual society is immersed in a digital culture that involves the influence of digital mobile technologies in everyday life, playing an important role in communication, entertainment, labor, education, and health. With the Covid-19 pandemic and social distancing, these technologies have become important, especially in education, as there has been a transition to the Ensino Remoto Emergencial (ERE). Thus, mobile devices such as smartphones, notebooks, and tablets have become a useful resource for teachers and students to connect, share materials, and participate in videoconferences asynchronously and synchronously. In this sense, the present study had as its main objective to understand the use of mobile technologies in teaching practices in the initial years of elementary school of the county education network in the city of Lagarto/SE. This is a qualitative research, characterized as descriptive with an exploratory approach, carried out from the school context of three institutions in the public network of Lagarto, city located in the south-central region of the State of Sergipe, located in the Northeast, with the participation of five teachers. To this end, the following guiding question was asked: what factors prevent the use of digital mobile technologies in teaching practices in the municipal education network of the city of Lagarto/SE? With this in mind, the following means were used to produce data: unstructured interviews conducted in person and non-participant observation. As for data analysis, it was done from the perspective of Bardin's (2016) content analysis method and through data triangulation, according to Santos et al. (2020). This study had contributions from the Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/CNPq/UFS), linked to the Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), in the line of research on the Formação e Prática Docente. The results indicate that digital mobile technologies are being used in the teaching practice of the participants in this research, however, with challenges; among them: inadequate infrastructure, little practical teacher training and slow/poor technological devices, which are sent to the school, according to the teachers participating in the research.
Palabras clave : Educação
Formação de Professores de ensino fundamental
Meios auxiliares de ensino
Ensino a distancia
Prática de ensino
Inovações tecnológicas
Práticas docentes
Formação docente
Tecnologias Móveis Digitais de Informação e Comunicação (TMDIC)
Anos iniciais
Ensino remoto emergencial (ERE)
Teaching practices
Teacher training
Digital Mobile Information and Communication Technologies (TMDIC)
Early years
Emergency Remote Teaching (ERE)
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : MENEZES, Danielle Santos. Prática docente com tecnologias móveis digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20203
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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