Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20206
Tipo de Documento: Monografia
Título : The Rupaul experience : as estratégias do conteúdo em rede para além dos episódios em Rupaul 's Drag Race
Autor : Silva, Emmanuel Barros
Fecha de publicación : 20-abr-2024
Director(a): Araújo, Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas
Resumen: O reality show “RuPaul's Drag Race” (RPDR), tem figurado como um dos programas mais importantes no consumo audiovisual da cultura LGBTQIA+ no cenário mainstream. Com uma gama de fãs, na era das redes sociais, o reality buscou se inserir na internet e ampliar a experiência da forma com a qual ele é consumido. Observando isso, o presente trabalho observa a estrutura de “RPDR”, seus subprogramas - “Untucked”, “The Pit Stop” e “Fashion Photo Ruview”- e as interações o público em rede com esse conteúdo visando analisar como acontece a experiência de consumo desse material. Tomamos como principal referencial teórico o conceito de “Audiovisual em rede”, de Juliana Gutmann (2021), e, partir dele, fizemos uma pesquisa qualitativa e exploratória analisando momentos do programa, seus respectivos spin-offs e comentários dos fãs nas redes sociais. Como resultado, observamos que o público consome todo o conteúdo em busca da experiência completa do reality.
Resumen : The reality show “RuPaul's Drag Race” (RPDR) has emerged as one of the most significant programs in the LGBTQIA+ cultural audiovisual consumption in the mainstream scenario. With a diverse fan base in the era of social media, the reality show has sought to integrate itself into the internet and enhance the experience of how it is consumed. Taking this into account, the present study examines the structure of “RPDR,” its subprograms - “Untucked,” “The Pit Stop,” and “Fashion Photo Ruview” - and the audience's network interactions with this content in order to analyze the consumption experience of this material. We rely on Juliana Gutmann's (2021) concept of “Networked Audiovisual” as our main theoretical framework, and from there, we conducted a qualitative and exploratory research analyzing moments from the program, its respective spin-offs, and fan comments on social media. As a result, we observed that the audience consumes all the content in pursuit of the complete reality experience.
Palabras clave : Publicidade e propaganda
Ensino superior (UFS)
Audiovisual em rede
Reality show
Rupaul
Drag queen
Spin-off
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citación : Silva, Emmanuel Barros. The Rupaul experience : as estratégias do conteúdo em rede para além dos episódios em Rupaul 's Drag Race. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20206
Aparece en las colecciones: Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Emmanuel_Barros_Silva.pdf2,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.