Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20207
Document Type: Monografia
Title: O jogo dos fandoms : afeto e performance digital dos fãs de “Game of Thrones”
Authors: Santos, Isaac Alexandre Aguiar
Issue Date: 20-Apr-2024
Advisor: Araújo, Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas
Resumo : A pós-modernidade e a cibercultura têm redefinido as relações interpessoais e a interação com as mídias, especialmente a televisão, que se destaca pela sua digitalização e pelas transformações profundas na sua programação. Com a ascensão do ciberespaço, os grupos de fãs encontraram nele uma plataforma fundamental para comunicação e organização. A cultura de fãs, integrante da cultura participativa, expandiu-se e ganhou notoriedade em diversos setores do entretenimento, com destaque para a televisão. Nesse contexto, emerge a série "Game of Thrones", um dos maiores fenômenos contemporâneos da cultura pop. Este estudo visa explorar as dinâmicas de afeto e performance digital na cultura de fãs de "Game of Thrones". O objetivo é compreender como os fãs, ao participarem ativamente na produção de conteúdo digital, influenciam o engajamento de outras pessoas e contribuem para a formação de uma cultura de fã em torno da série. Para alcançar esse objetivo, conduzimos uma pesquisa em duas etapas: uma abordagem quantitativa, por meio de questionários aplicados aos espectadores da série, e outra qualitativa, por meio de entrevistas detalhadas com fãs engajados.
Abstract: Postmodernity and cyberculture have redefined interpersonal relationships and interaction with the media, especially television, which stands out for its digitization and profound transformations in its programming. With the rise of cyberspace, fan groups have found in it a fundamental platform for communication and organization. Fan culture, part of participatory culture, has expanded and gained prominence in various entertainment sectors, particularly television. In this context, the series "Game of Thrones" emerges as one of the greatest contemporary phenomena in pop culture. This study aims to explore the dynamics of affection and digital performance in the fan culture of "Game of Thrones". The objective is to understand how fans, by actively participating in the production of digital content, influence the engagement of others and contribute to the formation of a fan culture around the series. To achieve this goal, we conducted a two-stage research: a quantitative approach, through questionnaires applied to series viewers, and a qualitative approach, through detailed interviews with engaged fans.
Keywords: Publicidade
Ensino superior (UFS)
Cultura de fãs
Fãs
Game of Thrones
Afeto
Performance
Fan culture
Fans
Game of Thrones
Affection
Propaganda
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citation: Santos, Isaac Alexandre Aguiar. O jogo dos fandoms : afeto e performance digital dos fãs de “Game of Thrones”. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20207
Appears in Collections:Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isaac_Alexandre_Aguiar_Santos.pdf9,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.