Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20211
Tipo de Documento: Monografia
Título : Publicidade tem tamanho? : A representação do corpo gordo no mercado fast fashion
Autor : Dantas, Laura Maria Almeida Monteiro
Fecha de publicación : 21-abr-2024
Director(a): Araújo, Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas
Resumen: A esfera comunicacional da moda não só influencia a construção de significados, mas também desempenha um papel crucial na formação da identidade individual dentro de nossa sociedade contemporânea. As representações que emergem desse contexto moldam nossas percepções de identidade e pertencimento. Nesse sentido, este estudo se propõe a examinar a representação do corpo gordo na publicidade de moda, analisando a representação dos estereótipos ou suas estratégias de subversão presentes nos vídeos veiculados nos canais do YouTube das marcas do mercado de fast fashion, sendo elas: Riachuelo, C&A e Marisa. O estudo é fundamentado na teoria de representação proposta por Stuart Hall e explora a relação entre representação midiática e produção de sentido, destacando a importância da imagem corporal na construção e desconstrução de narrativas culturais.
Resumen : The communicational sphere of fashion not only influences the construction of meanings but also plays a crucial role in shaping individual identity within our contemporary society. The representations emerging from this context shape our perceptions of identity and belonging. Therefore, this study aims to examine the representation of the fat body in fashion advertising, analyzing the portrayal of stereotypes or their subversion strategies present in the videos aired on the YouTube channels of fast fashion market brands, namely: Riachuelo, C&A, and Marisa. The study is grounded in Stuart Hall's theory of representation and explores the relationship between media representation and the production of meaning, highlighting the importance of body image in the construction and deconstruction of cultural narratives.
Palabras clave : Publicidade
Ensino superior (UFS)
Mercado da beleza
Estereótipos
Propaganda
Moda
Beauty standards
Stereotypes
Advertising
Fashion
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citación : Dantas, Laura Maria Almeida Monteiro. Publicidade tem tamanho? : A representação do corpo gordo no mercado fast fashion. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20211
Aparece en las colecciones: Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Laura_Maria_Almeida_Monteiro_Dantas.pdf23,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.