Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20249
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | O efeito do afeto : benefícios da biblioterapia na educação infantil |
Autor(es): | Reis, Alessandra Andrade |
Data do documento: | 10-Abr-2024 |
Orientador: | Aguiar, Niliane Cunha de |
Resumo: | A biblioterapia é conhecida por seu caráter multidisciplinar, que possibilita sua aplicação e estudo em diversos ambientes e áreas, sendo um de seus objetivos proporcionar principalmente o bem-estar e cura. Dado isso, o presente estudo apresenta uma investigação acerca da biblioterapia e dos efeitos proporcionados pela sua utilização realizada por meio da contação de histórias na Educação Infantil, a fim de demonstrar como tal prática pode incentivar o interesse pela leitura, auxiliar a formação de leitores e oferecer subsídios para bibliotecários que trabalham com crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Os resultados obtidos na pesquisa mostram uma certa carência de estudos que discorrem sobre a temática. No entanto, ainda assim, os estudos que foram recuperados fornecem considerações suficientemente relevantes para o estudo, possibilitando a resolução dos objetivos propostos. Diante das informações obtidas na pesquisa foi possível elaborar propostas para a aplicação de atividades biblioterapêuticas para crianças. |
Abstract: | Bibliotherapy is known for its multidisciplinary nature, which allows its application and study in different environments and areas, with one of its objectives mainly providing well-being and healing. Given this, the present study presents an investigation into bibliotherapy and the effects provided by its use through storytelling in Early Childhood Education, in order to demonstrate how such a practice can encourage interest in reading and help develop readers. and offering grants to librarians who work with children. This is an exploratory bibliographical research. The results obtained in the research show a certain lack of studies that discuss the topic. However, the studies that were retrieved still provide sufficiently relevant considerations for the study, enabling the resolution of the proposed objectives. Given the information obtained in the research, it was possible to develop proposals for the application of bibliotherapeutic activities for children. |
Palavras-chave: | Biblioteconomia Ensino superior (UFS) Biblioterapia Educação infantil Formação do leitor Leitura terapêutica Contação de história Bibliotherapy Preschool education (child) Reader training Therapeutic reading Storytelling |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Reis, Alessandra Andrade. O efeito do afeto : benefícios da biblioterapia na Educação Infantil. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20249 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alessandra_Andrade_Reis.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.