Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20254
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | A inclusão e o acesso à informação para alunos com deficiência visual : as tecnologias assistivas na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe |
Autor : | Aguiar, Emilly Rebeka de Oliveira |
Fecha de publicación : | 12-abr-2024 |
Director(a): | Carvalho, Telma de |
Resumen: | Atendendo às atualizações das leis sobre inclusão social e acessibilidade, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar como é realizado o acesso à informação e às tecnologias assistivas existentes no espaço da Biblioteca Central (BICEN) da Universidade Federal de Sergipe fornecidas para os estudantes com deficiência visual, com o intuito de verificar o fornecimento dos materiais didáticos e sua utilização. Para isto, realizou-se pesquisa descritiva com levamento bibliográfico e entrevista com os funcionários do espaço de acessibilidade com roteiro para coleta de dados. Os resultados indicam que o espaço ainda é pouco utilizado pelos estudantes, merecendo maior divulgação. Da mesma maneira, o Tratado de Marraqueche, para remover as barreiras informacionais e acesso ao texto escrito por pessoas com deficiência visual, não foi implementado. |
Resumen : | In response to updates in laws regarding social inclusion and accessibility, this academic work aims to identify how access to information and existing assistive technologies is provided in the space of the Central Library at the Federal University of Sergipe for students with visual impairments, with the intention of verifying the provision of educational materials and their usage. To achieve this, a descriptive research was conducted, including bibliographic review and interviews with the staff of the accessibility space using a script for data collection. The results indicate that the space is still underutilized by students, deserving greater publicity. The Marrakesh Treaty, aimed at removing informational barriers and providing access to written text for people with visual impairments, has not been implemented. |
Palabras clave : | Biblioteconomia Ensino superior (UFS) Tecnologias assistivas Acesso a informação Acessibilidade Biblioteca universitária Biblioteca Central da UFS (BICEN) Universidade Federal de Sergipe (UFS) Assistive technologies Information access Accessibility Universitylibrary |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Aguiar, Emilly Rebeka de Oliveira. A inclusão e o acesso à informação para alunos com deficiência visual : as tecnologias assistivas na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20254 |
Aparece en las colecciones: | Ciência da Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Emilly_Rebeka_Oliveira_Aguiar.pdf | 328,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.