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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20300
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Maternidade e empoderamento: um estudo sobre identidade interseccional de raça, gênero e classe com adolescentes em situação de vulnerabilidade social |
Autor : | Oliveira, Ingrid Mary Santos de |
Fecha de publicación : | 26-ago-2024 |
Director(a): | França, Dalila Xavier de |
Resumen: | A vulnerabilidade social agravada pela maternidade na adolescência pode restringir as oportunidades e perspectivas de vida das meninas, limitando seu crescimento pessoal e profissional e gerando sentimentos de desesperança e desengajamento social. Esse cenário pode ser ainda mais severo para meninas negras, com impactos profundos em sua formação de identidade, autoimagem, autoestima e perspectivas de futuro. Este trabalho tem o objetivo geral de verificar a identidade étnico-racial de adolescentes de baixa renda que são chefes de famílias, suas percepções dos impactos do racismo, classismo e sexismo na sua condição de vulnerabilidade e empoderamento. Para atingir os objetivos foram utilizados cinco instrumentos: 1) Questionário de Dados Sociodemográficos; 2) Identidade Étnico-racial; 3) Escala de Fatores explicativos da condição de vulnerabilidade; 4) Escala de Percepção da Discriminação Cotidiana e 5) Escala de Empoderamento. Participaram do estudo 47 adolescentes, com idade média de 17,54 anos (DP = 1,752), das quais 72% se autodeclararam pardas, 16% brancas e 12% pretas. Quanto ao estado civil, 90% são solteiras, 6% estão em união estável e 4 % são casadas. Os resultados indicam que as adolescentes, em geral, possuem um moderado a alto senso de pertencimento racial. Observou-se um efeito de interação entre cor da pele e idade: adolescentes brancas mais velhas demonstram uma identidade racial mais alta em comparação com as mais novas, que têm uma identidade racial média. Em contraste, as adolescentes negras mais novas apresentam uma identidade racial mais elevada do que as negras mais velhas. Quanto aos fatores que explicam a situação de vulnerabilidade, os resultados mostram que o apoio foi um fator relevante na explicação da vulnerabilidade para as jovens brancas. No que se refere a discriminação percebida, os resultados indicaram que as adolescentes apresentam baixa percepção de discriminação. A classe social interagiu tendencialmente com a cor de pele, indicando que as adolescentes negras que não trabalham percebem mais a discriminação do que as que trabalham. Por fim, as análises do empoderamento demonstraram uma alta percepção de autoestima e autoeficácia e ativismo comunitário e indicaram alto nível de empoderamento individual e coletivo. Os resultados deste estudo contribuem para preencher a lacuna de pesquisas que exploram a intersecção entre raça, gênero e classe no contexto das políticas de assistência. Além disso, oferecem subsídios valiosos para aprimorar a prática de profissionais que atuam na área, especialmente psicólogos, ao fornecer dados que podem orientar a construção de intervenções educacionais e políticas públicas. |
Resumen : | The social vulnerability exacerbated by teenage motherhood can restrict the opportunities and life prospects of young girls, limiting their personal and professional growth and generating feelings of hopelessness and social disengagement. This scenario can be even more severe for Black girls, with profound impacts on their identity formation, self-image, self-esteem, and future prospects.This study has the general objective of investigating the ethnic-racial identity of low-income adolescents who are heads of households, their perceptions of the impacts of racism, classism, and sexism on their condition of vulnerability and empowerment. To achieve these objectives, several instruments were used: 1) Sociodemographic Data Questionnaire; 2) Ethnic-racial Identity; 3) Scale of Explanatory Factors of the Condition of Vulnerability; 4) Scale of Perception of Everyday Discrimination; and 5) Empowerment Scale. The study involved 47 adolescents, with an average age of 17.54 years (SD = 1.752), of whom 72% self-identified as mixed-race, 16% as white, and 12% as black. Regarding marital status, 90% are single, 6% are in a stable union, and 4% are married.The results indicate that the adolescents generally have a moderate to high racial identity. An interaction effect was observed between skin color and age: older white adolescents exhibit higher racial identity compared to younger ones, who have a medium racial identity. In contrast, younger Black adolescents show higher racial identity than older Black adolescents. As for the factors explaining the situation of vulnerability, the results show that support was a relevant factor in explaining vulnerability for white youth. Regarding perceived discrimination, the results indicated that the adolescents have a low perception of discrimination. Social class tended to interact with skin color, indicating that Black adolescents who do not work perceive more discrimination than those who work. Finally, the analysis of empowerment demonstrated a high perception of self-esteem, self-efficacy, and community activism. Regarding empowerment, the analyses indicated a high level of individual and collective empowerment. The results of this study contribute to filling the gap in research exploring the intersection of race, gender, and class in the context of social assistance policies. Additionally, they provide valuable insights for improving the practice of professionals working in the field, especially psychologists, by offering data that can guide the development of educational interventions and public policies. |
Palabras clave : | Maternidade Psicologia do adolescente - Brasil Vulnerabilidade social Identidade de gênero Identidade de raça Empoderamento Motherhood Adolescent psychology- Brazil Social vulnerability Gender identity Race identity Empowerment |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Psicologia |
Citación : | OLIVEIRA, Ingrid Mary Santos de. Maternidade e empoderamento: um estudo sobre identidade interseccional de raça, gênero e classe com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20300 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Psicologia |
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