Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20317
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Ensino de história para surdos : dilemas enfrentados |
Autor : | Jesus, Rafaela Rodrigues de |
Fecha de publicación : | 9-may-2023 |
Director(a): | Reis, Aaron Sena Cerqueira |
Resumen: | Neste trabalho, apresentamos os dilemas entre as relações existentes entre o Ensino de História e a Educação de Surdos, em objetivo de entender o estado da arte. Feito através de pesquisas em sites, em busca de dissertações que trabalhassem a temática da educação de surdos e artigos que trabalhassem a mesma temática, além do ensino de história para surdos. A plataforma utilizada foi o Periódicos CAPES, utilizando-se de palavras-chave, como: “história”, “ensino” e “surdez”, sob o uso do operador booleano “AND”. Mediante a pesquisa foram encontrados nove (9) artigos que atingiam nosso foco de pesquisa, Educação dos surdos e Ensino de História. Os textos selecionados abordam desde a breve história do surdo no Brasil, à formação inicial e continuada de professores, além da importância de uma abordagem multicultural e intercultural, para um currículo de história inclusivo. |
Resumen : | In this work, we present the dilemmas between the existing relations between the Teaching of History and the Education of the Deaf, in order to understand the state of the art. Made through research on websites, in search of dissertations that worked on the theme of education for the deaf and articles that worked on the same theme, in addition to teaching history for the deaf. The platform used was Periódicos CAPES, using keywords such as: “history”, “teaching” and “deafness”, using the Boolean operator “AND”. Through the search, nine (9) articles were found that reached our research focus, Deaf Education and History Teaching. The selected texts address from the brief history of the deaf in Brazil, to initial training, deficit in teacher training and continuing, in addition to the importance of a multiculturalism and intercultural approach to the deaf, for an inclusive history curriculum. |
Palabras clave : | História Ensino superior (UFS) Surdos Educação especial (Aracaju, SE) Formação de professores Inclusão History teaching Deaf education Training Inclusion |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Jesus, Rafaela Rodrigues de. Ensino de história para surdos : dilemas enfrentados. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20317 |
Aparece en las colecciones: | História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela_Rodrigues_Jesus.pdf | 320,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.