Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20320
Tipo de Documento: Monografia
Título : Estratégias de enfrentamento de problemas adotadas por cuidadores de crianças e adolescentes com câncer
Autor : Gouveia, Lucas Arruda de
Fecha de publicación : 2019
Director(a): Cipolotti, Rosana
Resumen: Introdução: Receber um diagnóstico de câncer traz uma série de sentimentos negativos e provoca um desequilíbrio psicológico tanto no paciente quanto naqueles que o acompanham. Esse quadro é mais drástico quando se trata de neoplasias em crianças e adolescentes, população vulnerável e que requer maiores cuidados e atenção. Os cuidadores de crianças com câncer, geralmente suas mães, estão tão envolvidos com a doença quanto os próprios pacientes e precisam adotar estratégias para enfrentar os problemas advindos desse diagnóstico. Objetivos: Identificar os problemas envolvidos com o diagnóstico de câncer infantil e caracterizar as principais estratégias de enfrentamento dos cuidadores de crianças com câncer. Método: A população total avaliada abrangeu 56 cuidadores de crianças e adolescentes com câncer no Hospital de Urgências de Sergipe, sendo que destes 51 totalizaram a amostra. Foram submetidos a um questionário específico que aborda dados sociodemográfico e de aspectos clínicos e à Escala Modo de Enfrentamento de Problemas. Resultados: Observou-se que a estratégia de enfrentamento mais utilizada foi a busca de práticas religiosas/pensamento fantasioso (M=4,04). Houve significância em quatro comparações entre os valores médios dos modos de enfrentamento e os dados sociodemográficos e clínicos, esse resultado atesta a veracidade das informações obtidas. Conclusão: Os dados obtidos sugeriram que os cuidadores de crianças com câncer adotam, para enfrentar os problemas que acompanham o diagnóstico de neoplasia infantil, diferentes estratégias de enfrentamento. Sugere-se que tais estratégias devam ser estudadas em outras populações de cuidadores de pacientes onco-pediátricos e então ampliadas pelos profissionais e instituições competentes.
Palabras clave : Câncer
Câncer pediátrico
Cuidador
Enfrentamento de problemas
Escala de modos de enfrentamento de problemas
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citación : GOUVEIA, Lucas Arruda de. Estratégias de enfrentamento de problemas adotadas por cuidadores de crianças e adolescentes com câncer. 2019. 101f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20320
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Lucas_Arruda_de_Gouveia.pdf722,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.