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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20348
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Escritonomia: uma proposta de escrita processual para os anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Marques, Josefa Caetano |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Orientador: | Silva, Leilane Ramos da |
Resumo: | A escrita, sobremaneira a partir do trabalho com gêneros, ocupa lugar fundamental no desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, enunciativas e discursivas dos estudantes. Apesar de estar inserida no contexto social, os alunos ainda sentem muita dificuldade de registrar seus posicionamentos nessa modalidade e raramente reconhecem a reescrita como uma etapa indispensável para o clareamento das ideias e respectiva atribuição de sentido que desejam imprimir aos textos. A par dessa realidade e à luz de uma perspectiva processual, segundo a qual a escrita é uma atividade que se materializa em diferentes estágios, o presente trabalho toma a escrita processual como objeto de ensino, através de uma prática interacional que levou em consideração a ludicidade, a intervenção e a mediação do professor. Metodologicamente, foi desenvolvida uma Trilha Didática constituída de seis módulos de atividades de produção textual que incluíram, entre outras, o gênero notícia, o podcast para atividade de retextualização, um jogo – denominado Textícia – e as práticas de revisões e reescritas de textos, os quais foram publicados em uma revista artesanal, o Fanzine. Tais ações foram aplicadas junto a uma turma do 8º ano da Escola Municipal José Osete de Carvalho, Cardeal da Silva/BA, e culminaram na produção de um Caderno Pedagógico com orientações técnicas para eventual replicação em outras séries e/ou espaços escolares. Em termos teóricos, foram considerados, entre outros, autores como Almeida (2009), Berto e Greggio (2021), Costa Val (2009), Marcuschi (2010), Passarelli (2001, 2011, 2012) e Silva (2015, 2018, 2019), cujas reflexões endossaram uma perspectiva de ensino centrada no florescimento da autonomia dos discentes. A análise registrou o êxito dos alunos diante das atividades propostas, notadamente potencializadas pelo lúdico inerente ao jogo Textícia, que fomentou o interesse pela escrita, compreendida sob uma abordagem processual e, por isso mesmo, trabalhada em etapas, do planejamento à reescrita. Tal condição foi vivida e sentida pelos estudantes, que tiveram melhorias visíveis nas versões dos textos que produziram e, por extensão, defenderam, em evento realizado no âmbito escolar, a importância de um trabalho dessa natureza, endossando a ideia de que escrever é algo que se aprende praticando um passo a passo. |
Abstract: | Writing, extraordinarily based from work with genres, engage a fundamental place in the development of different cognitive habilities, enunciative and discursive of the students. Despite being inserted in the social context, students still find it very difficult to register their positions in this modality and rarely recognize rewriting as an indispensable step for clarifying ideas and imputation the meaning they wish to comunicate to the texts. Be aware with this reality and in light of a procedural perspective, according to which writing is an activity that materializes in different stages, the present work takes procedural writing as an object of teaching, through an interactional practice that took into account ludicity, intervention and mediation of the teacher. Methodologically, a Didactic Track was developed consisting of six modules of textual production activities that included, among others, the news genre, the podcast for retextualization activity, a game – called Textícia – and the practices of reviews and rewriting texts, the which were published in a craft magazine, Fanzine. Such actions were adopted to an 8th year class at Escola Municipal José Osete de Carvalho, Cardeal da Silva/BA, and culminated in the production of a Pedagogical Notebook with technical guidelines for possible replication in other grades and/or school spaces. In theoretical terms, authors such as Almeida (2009), Berto and Greggio (2021), Costa Val (2009), Marcuschi (2010), Passarelli (2001, 2011, 2012) and Silva (2015, 2018, 2019), whose reflections endorsed a teaching perspective centered on the evolution of student autonomy. The analysis recorded the students' success in the proposed activities, notably increased by the playfulness inherent to the Textícia game, which stimulated interest in writing, understood under a procedural approach and, therefore, worked on in stages, from planning to rewriting. This condition was experienced and felt by the students, who had visible improvements in the versions of the texts they produced and, by extension, defended, in an event held at school, the importance of work of this nature, endorsing the idea that writing is something that you learn by practicing step by step. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Escrita Ensino fundamental Letramento Ensino da escrita Gênero notícia Ludicidade Teaching writing News genre Ludicity |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | MARQUES, Josefa Caetano. Escritonomia: uma proposta de escrita processual para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20348 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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