Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20441
Document Type: | Dissertação |
Title: | Política de educação e a gestão escolar no ensino médio: uma análise da implementação do ensino em tempo integral nas escolas públicas sergipanas |
Authors: | Sales, Natasha Ribeiro de Santana |
Issue Date: | 29-Aug-2024 |
Advisor: | Ouro Filho, Abimael Magno do |
Co-advisor: | Silva, Manuela Ramos da |
Resumo : | A partir da Constituição Federal de 1988, a educação se tornou prioridade e dever do Estado e da família. Autores como Sylvester (1994) e Lück (2009) destacam a importância da educação para o acesso aos direitos sociais e o desenvolvimento do pensamento crítico. O Ensino Médio, em especial, tem sido foco das discussões sobre políticas educacionais, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, definindo a educação básica, e a recente Reforma do Ensino Médio (REM), de 2017, promovendo mudanças significativas. A REM visa melhorar a qualidade do ensino e torná-lo mais atraente, em resposta aos altos índices de abandono e reprovação. O Plano Nacional de Educação (PNE) e o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) são algumas das ações governamentais para atingir metas de universalização do ensino e ampliação do tempo integral. Sergipe aderiu ao EMTI. A gestão escolar é crucial nesse contexto, envolvendo planejamento, execução e avaliação das ações educativas, bem como a criação de um ambiente escolar que incentive o engajamento e o sucesso dos alunos. Ela precisa contemplar, além dos aspectos administrativos, práticas pedagógicas que se adaptem às necessidades dos estudantes. Composta por dimensões administrativas e pedagógicas, a coordenação desses esforços, após a pesquisa realizada, mostrou-se complexa devido a fatores políticos e organizacionais. Esta pesquisa explora, então, a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Sergipe, investigando como a gestão escolar atua nas dimensões pedagógica e administrativa. O estudo se justifica pela importância do EMTI na formação dos jovens, preparando-os para a vida acadêmica e o mercado de trabalho, além da necessidade de estudos sobre sua implementação em Sergipe, onde a política educacional é recente e pouco abordada. Para tanto, fundamenta-se em autores como Lück (2001; 2009; 2011), Cavaliere (2002; 2007; 2010), Lotta (2018; 2021) e outros, que discutem a gestão escolar e políticas públicas. O objetivo principal é compreender o papel da gestão escolar na implementação do EMTI, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: analisar a atuação dos profissionais das escolas e descrever as práticas de gestão pedagógica e administrativa. Como metodologia, utiliza-se uma abordagem qualitativa, com estudo de caso em duas escolas, envolvendo entrevistas semiestruturadas aplicadas a gestores, coordenadores, professores e secretários escolares. Assim, este estudo destaca a importância da gestão escolar para a implementação eficaz das ações e o cumprimento dos objetivos nas escolas, com ênfase na colaboração entre gestores, coordenadores, secretários e professores. Portanto, é necessário alinhar as práticas pedagógicas e administrativas com as políticas educacionais para alcançar melhores resultados. |
Abstract: | Since the 1988 Federal Constitution, education has become a priority and a duty of both the state and the family. Authors such as Sylvester (1994) and Lück (2009) highlight the importance of education for accessing social rights and developing critical thinking. Secondary education has been the focus of discussions regarding educational policies, with the 1996 Education Guidelines and Basis Law (LDB) defining basic education and the recent 2017 Secondary Education Reform (REM) promoting significant changes. The REM aims to improve the quality of education and make it more attractive in response to the high dropout and failure rates. The National Education Plan (PNE) and the Program to Promote Full-Time Secondary Schools (EMTI) are some of the government’s actions to achieve the goals of universalizing education and expanding full-time education. Sergipe has joined the EMTI initiative. In this context, school management is crucial, involving the planning, execution, and evaluation of educational actions, as well as the creation of a school environment that encourages student engagement and success. It must include, in addition to administrative aspects, pedagogical practices that adapt to students’ needs. Comprising both administrative and pedagogical dimensions, the coordination of these efforts, as revealed by the research conducted, proved to be complex due to political and organizational factors. This research, therefore, explores the implementation of Full-Time Secondary Education (EMTI) in Sergipe, investigating how school management operates in both the pedagogical and administrative dimensions. The study is justified by the importance of EMTI in preparing young people for academic life and the job market, as well as the need for research on its implementation in Sergipe, where educational policy is recent and has been little addressed. To this end, it is based on works by authors such as Lück (2001; 2009; 2011), Cavaliere (2002; 2007; 2010), Lotta (2018; 2021), and others who discuss school management and public policies. The main objective is to understand the role of school management in the implementation of EMTI, which is broken down into the following specific objectives: to analyze the performance of school professionals and to describe pedagogical and administrative management practices. The methodology employs a qualitative approach, featuring a case study in two schools that involves semi-structured interviews with managers, coordinators, teachers, and school secretaries. Thus, this study highlights the importance of school management for the effective implementation of actions and the fulfillment of objectives within schools, with an emphasis on collaboration among managers, coordinators, secretaries, and teachers. It is concluded that school management is fundamental to the successful implementation of EMTI and that aligning pedagogical and administrative practices with educational policies is necessary to achieve better results. |
Keywords: | Administração pública (avaliação) Educação e Estado Gestão e organização escolar Ensino médio Reforma do ensino (análise) Educação integral Gestão escolar Ensino médio em tempo integral Implementação de política pública educacional School management Full-time secondary education Implementation of public educational policy |
Subject CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Administração |
Citation: | SALES, Natasha Ribeiro de Santana. Política de educação e a gestão escolar no ensino médio: uma análise da implementação do ensino em tempo integral nas escolas públicas sergipanas. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20441 |
Appears in Collections: | Mestrado em Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NATASHA_RIBEIRO_SANTANA_SALES.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.