Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20485
Tipo de Documento: Tese
Título : Mediação docente e tecnologia digital de informação e comunicação na perspectiva da educação inclusiva
Autor : Souza, Evaneyde dos Santos
Fecha de publicación : 29-ago-2024
Director(a): Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Resumen: O impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos diferentes contextos sociais, e precisamente no educacional tem convergido para novos olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem, no qual é marcado pelo desafio da integração das TDIC às práticas docentes, bem como pela necessidade de atendimento a uma realidade cada vez mais heterogênea de sala de aula, sobretudo a partir das políticas de inclusão educacional. Entendemos que na mediação docente está imbrincada possibilidades de articulação entre recursos, necessidades e intencionalidades educativas. Diante desse cenário, esta tese teve como objetivo compreender as estratégias metodológicas docentes no processo de integração das TDIC numa perspectiva inclusiva. A pesquisa, de abordagem qualitativa, integra os estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA) e foi desenvolvida no campus de São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe. A partir do método de estudo de caso buscou relacionar dados de três grupos de participantes: docentes, alunos em situação de inclusão e equipe multiprofissional através dos instrumentos de questionário, entrevista, análise documental e observação em sala de aula, os quais foram interpretados pela perspectiva de análise de Bardin (2016). Os dados da pesquisa mostraram que o contexto pesquisado perpassa pelos diferentes estágios de integração das TDIC através de práticas que evidenciaram a mediação didática, inclusive com parâmetros da acessibilidade. A percepção da inclusão conflita entre discursos de adaptação versus inclusão e falta de formação inicial e continuada. Foi ressaltada possibilidades de aprendizagem docente no próprio ambiente educacional e através de trabalho colaborativo.
Resumen : The impact of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in different social contexts, and precisely in the educational context, has converged towards new perspectives on the teaching and learning process, which is marked by the challenge of integrating DICT into teaching practices, as well as due to the need to respond to an increasingly heterogeneous classroom reality, especially based on educational inclusion policies. We understand that teaching mediation involves possibilities for articulating resources, needs and educational intentions. Given this scenario, this thesis aimed to understand teaching methodological strategies in the process of integrating TDIC from an inclusive perspective. The research, with a qualitative approach, integrates the studies developed by the Communication and Technology Research Center (NUCA) and was developed on the São Cristóvão campus of the Federal Institute of Sergipe and, through the case study method, sought to relate data from three groups of participants: teachers, students in inclusion situations and a multidisciplinary team using questionnaire, interview, document analysis and classroom observation instruments, which were interpreted from the analysis perspective of Bardin (2016). The research data showed that the researched context goes through the different stages of integration of TDIC through practices that demonstrated didactic mediation, including accessibility parameters. The perception of inclusion conflicts between discourses of adaptation versus inclusion and lack of initial and continuing training. Possibilities for teaching learning in the educational environment and through collaborative work were highlighted.
Palabras clave : Educação – estudo e ensino
Educação inclusiva
Formação docente
Mediação docente
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Aprendizagem
Education – study and teaching
Inclusive education
Teacher training
Teaching mediation
Digital information and communication technologies
Learning
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : SOUZA, Evaneyde dos Santos. Mediação docente e tecnologia digital de informação e comunicação na perspectiva da educação inclusiva. 2024. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20485
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EVANEYDE_SANTOS_SOUZA.pdf3,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.