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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20538
Tipo de Documento: | Relatório Técnico |
Título : | Modelo de aceitação tecnológica: estudo sobre fatores determinantes na adoção de IA em contextos educacionais e profissionais |
Autor : | Silva, Samuel Carlos Inácio da Lírio, Daniel Santos Faro, Kayco dos Santos Santos, Lívia Daniele Nascimento Jesus, Leuzina Oliveira de Lima, Vinícius Santos |
Fecha de publicación : | 21-oct-2024 |
Director(a): | Silva, Rosângela Sarmento |
Resumen: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a aceitação da Inteligência Artificial (IA) em diferentes contextos. Para isso, utilizamos uma abordagem quantitativa com a aplicação do modelo TAM, avaliando variáveis como perfil do usuário, confirmação de expectativas, utilidade percebida, satisfação e intenção de continuidade de uso. Os resultados percebidos revelaram que as variáveis de Utilidade Percebida, Satisfação e Confirmação das Expectativas foram identificadas como essenciais para promover o uso contínuo de IA. A pesquisa sugere que intervenções focadas em capacitação, melhoria da experiência do usuário e comunicação transparente são essenciais para aumentar a aceitação das tecnologias de IA nesses contextos. A pesquisa utilizou análises estatísticas, incluindo o cálculo de cargas fatoriais e teste t, para validar as relações entre as variáveis. Os resultados indicam que todas as hipóteses relacionadas aos construtos principais foram confirmadas, com significância estatística, reforçando a importância das variáveis analisadas para a aceitação da IA. Portanto, é indubitável, diante da pesquisa realizada, que a inteligência artificial continuará ativa e crescendo cada vez mais no dia a dia, tanto na comunidade acadêmica quanto na comunidade que está inserida no mercado de trabalho. |
Palabras clave : | Tecnologia Inteligência artificial (IA) Utilidade percebida Expectativas Satisfação |
Idioma : | por |
Institución: | Departamento de Administração (DAD/UFS) |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20538 |
Aparece en las colecciones: | Administração (recursos educacionais e técnicos) |
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