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Document Type: Monografia
Title: A construção social do mercado de influência digital no campo esportivo
Authors: Santos, Barbara Danielle
Issue Date: 19-Sep-2024
Advisor: Sartore, Marina de Souza
Resumo : Devido à consolidação dos novos meios de comunicação no mercado digital, e o surgimento dos influencers, é notório observar que a construção social do mercado de influência moldou-se conforme as necessidades emergidas nessas novas relações sociais de poder. O fenômeno dos influenciadores digitais, isto é, indivíduos engajados em suas redes sociais que exercem influência sob as tomadas de decisões dos seus seguidores, é atualmente responsável pela comercialização de grande parte dos produtos das marcas, o que não difere dos atletas olímpicos que instrumentalizam suas redes sociais e promovem a construção de imagem requerida por seus patrocinadores. A presente pesquisa busca identificar a logicidade desse novo mercado dentro da rede social Instagram a partir da análise de perfis de atletas brasileiros que disputaram as Olimpíadas de 2020 em Tóquio, por meio da literatura que observou as variáveis econômicas do campo esportivo bem como o papel da pseudo intimidade na construção desse mercado de Influência. Em conclusão, os dados desta pesquisa indicaram a existência do uso da pseudo intimidade como meio de legitimação e reafirmação do atleta enquanto elite do campo esportivo-digital que por meio do estudo dos capitais de Pierre Bourdieu atribui caráter simbólico e econômico à profissão destes.
Abstract: Due to the consolidation of new media in the digital market, and the emergence of influencers, it is notable to observe that the social construction of the influence market was shaped according to the needs that emerged in these new social relations of power. The phenomenon of digital influencers, that is, individuals engaged in their social networks who exert influence on the decision-making of their followers, is currently responsible for the commercialization of a large part of brands' products, which is no different from Olympic athletes who use their social networks and promote the construction of the image required by their sponsors. This research seeks to identify the logic of this new market within the social network Instagram based on the analysis of profiles of Brazilian athletes who competed in the 2020 Olympics in Tokyo, through literature that observed the economic variables of the sports field as well as the role of pseudo intimacy in the construction of this Influence market. In conclusion, the data from this research indicated the existence of the use of pseudo intimacy as a means of legitimizing and reaffirming the athlete as an elite in the digital sports field who, through the study of Pierre Bourdieu's capitals, attributes a symbolic and economic character to their profession.
Keywords: Ciências sociais
Ensino superior (UFS)
Construção social
Mercado de influência
Pseudo intimidade
Bourdieu
Olimpíadas
Social construction
Influence market
Pseudo intimacy
Bourdieu
Olympic
Subject CNPQ: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DCS - Departamento de Ciências Sociais – São Cristóvão - Presencial
Citation: Santos, Barbara Danielle. A construção social do mercado de influência digital no campo esportivo. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20554
Appears in Collections:Ciências Sociais

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