Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20574
Tipo de Documento: Monografia
Título : Avaliação do estigma frente aos transtornos mentais nos acadêmicos de medicina
Autor : Santos, Edimário Florêncio dos
Fecha de publicación : 2017
Director(a): Sá, Helena Pinho de
Resumen: OBJETIVO: Investigar o estigma face aos transtornos mentais (TM) nos acadêmicos de medicina, influência da Psiquiatria, do gênero, do contato e quem foi esse contato com o portador de TM. MÉTODO: Estudo longitudinal, descritivo-analítico, por meio de questionários, em 89 estudantes de medicina da UFS, campus Aracaju, antes e após cursarem a disciplina Psiquiatria. Os dados foram analisados pelo SPSS versão 21.0, considerados estatisticamente significativos quando p< 0,05. RESULTADOS: Após cursarem Psiquiatria, os alunos apresentaram aumento significativo da “ajuda” e diminuição da “periculosidade”, “medo” e “evitamento”. O gênero feminino demonstrou maior “pena”, já o masculino, maior “ajuda” e menores “periculosidade” e “medo”. Quanto ao contato, a “ajuda” foi maior em quem teve e quando o portador de TM era um “familiar ou amigo”, a dimensão “ajuda” foi maior do que quando foi “outro”. CONCLUSÕES: O estigma variou de acordo com o gênero e reduziu após cursarem Psiquiatria, com o contato e familiaridade com os portadores de TM. Tais dados apontam para a importância da disciplina de psiquiatria no currículo médico, contato e familiaridade para a redução do estigma.
Resumen : OBJECTIVE: To investigate stigma to mental disorders (TM) in medical students in relation with psychiatry, gender, contact with mental disorder patient and who this contact was. METHODS: A longitudinal descriptive-analytical study was carried out using questionnaires, in 89 medical students from UFS, Aracaju campus, before and after studying psychiatry. Data were analyzed by SPSS version 21.0, considered statistically significant when p <0.05. RESULTS: After attending psychiatry, students presented a significant increase in "help" and a decrease in "dangerousness", "fear" and "avoidance". The female gender showed greater "pain" and the masculine, greater "help" and smaller "dangerousness" and "fear". As for the contact, the "help" was greater in those who had contact and when the TM carrier was a "friend or relative", the dimension "help" was greater than when it was "other.". CONCLUSIONS: Stigma varied according to gender and decreased after attending psychiatry, with the contact and familiarity with TM. These data point to the importance of the discipline of psychiatry in the medical curriculum, contact and familiarity with TM for the reduction of stigmas.
Palabras clave : Estigma
Transtornos mentais
Educação médica
Stigma
Mental disorders
Medical education
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citación : SANTOS, Edimário Florêncio dos. Avaliação do estigma frente aos transtornos mentais nos acadêmicos de medicina. 2017. 66f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2017.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20574
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Edimario_Florencio_dos_Santos.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.