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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20584
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Contradição na inclusão: uma proposta de adaptação do modelo escolar de 9 salas do FNDE em função da SEM |
Autor : | Espínola, João Victor Silva |
Fecha de publicación : | 29-oct-2024 |
Director(a): | Costa neto, Agripino da Silva |
Resumen: | As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) tem o objetivo de complementar o ensino de jovens neurodivergentes dentro das instituições de ensino fundamental por meio da aplicação do atendimento educacional especializado (AEE), porém, o fato de este ser um espaço separado da sala de aula e muitas vezes descolado do núcleo de aprendizagem das escolas pode gerar falta de integração entre os discentes neurodivergentes e neurotípicos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é realizar a adaptação do modelo escolar de nove salas do FNDE para que o ambiente de recursos multifuncionais funcione dentro das salas de aula, uma vez que são esses modelos usados como consulta na concepção de novas escolas e adaptação de instituições já existentes. Para isso, foi feito levantamento bibliográfico acerca de legislações vinculadas ao tema, sobre o ponto de vista da psicologia, do planejamento escolar e dos manuais orientadores sobre SRM’s e instituições de ensino fundamental, para fundamentar um estudo de caso de um dos modelos escolares do FNDE e sua proposta de intervenção. Por fim, foi possível constatar que na ótica da arquitetura é possível a existência desse ambiente híbrido com vantagens no setor de aprendizagem escolar, porém com implicações em relação a adaptação no plano pedagógico e na preparação dos profissionais envolvidos. |
Resumen : | Special education resource rooms (SERR) aim to complement the education of neurodivergent youth in elementary schools through the application of Special Education, however, the fact that this is a separate space from the classroom and often disconnected from the school's learning core can generate a lack of integration between neurodivergent and neurotypical students. Thus, the objective of this work is to adapt the nine-classroom school model of the FNDE so that the multifunctional resource environment works within the classrooms, since these models are used as a reference in the design of new schools and adaptation of existing institutions. To this end, a literature review was conducted on legislation related to the subject, from the perspective of psychology, school planning, and guidelines on SERR’s and elementary schools, to support a case study of one of the FNDE school models and its proposed intervention. Finally, it was possible to verify that from the architectural point of view, the existence of this hybrid environment is possible with advantages in the school learning sector, but with implications regarding adaptation in the pedagogical plan and the preparation of the professionals involved. |
Palabras clave : | Ambiente de sala de aula Educação do adolescente Inclusão escolar Espaço Arquitetura Special education resource rooms Special Education |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial |
Citación : | ESPÍNOLA, João Victor Silva. Contradição na inclusão: uma proposta de adaptação do modelo escolar de 9 salas do FNDE em função da SEM. 2024. 74 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20584 |
Aparece en las colecciones: | Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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