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Tipo de Documento: Monografia
Título: O olhar da criança sobre a cidade: o projeto arquiteto na escola como uma experiência de ensino sobre arquitetura e urbanismo em Laranjeiras-SE
Autor(es): Nascimento, Jaqueline Evelyn Miranda do
Data do documento: 30-Out-2024
Orientador: Silva, César Henriques Matos e
Coorientador: França, Sarah Lúcia Alves
Resumo: Na atualidade, é cada vez mais necessária a participação ativa dos cidadãos na sociedade em questões relevantes ao bem coletivo. Ser cidadão envolve aspectos para além de simplesmente habitar a cidade. Deve ser assegurado à população o acesso ao conhecimento acerca das questões urbanas e o meio em que vivem, de modo que possam compreender e refletir sobre seus direitos. Nessa perspectiva, a introdução de uma educação urbanística tem papel fundamental na construção da cidadania e no reconhecimento do direito à cidade. Pensar na educação infantil como ambiente introdutório torna-se fundamental pela importância dos anos iniciais da formação cidadã e ética da criança e pelo seu poder como disseminador de aprendizagem. Desse modo, o projeto de extensão Arquiteto e Urbanista na Escola, da Universidade Federal de Sergipe surgiu com a premissa de promover o ensino da arquitetura e cidade para crianças, nas escolas públicas de Laranjeiras/SE, através da aplicação de jogos e dinâmicas. O projeto proporcionou caminhos para a formação de uma leitura sobre a percepção da criança sobre a cidade, visto que, observar a cidade através do olhar da criança pode agregar significativas contribuições para cidades como Laranjeiras/SE, ao construir uma consciência cidadã e de valorização do patrimônio histórico do município. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar as experiências de leitura e compreensão sobre a cidade com crianças em Laranjeiras/SE, e a importância da educação urbanística como instrumento de conscientização para a construção de cidades mais justas, acessíveis e sustentáveis. Para tal propósito, a partir da metodologia de pesquisa metodológicos, e análise dos desenhos elaborados pelas crianças participantes do projeto. Diante disso, percebeu-se a existência de uma limitada noção de espaço sobre a cidade em que vivem, evidenciando a carência de uma educação urbanística, patrimonial e ambiental no currículo das escolas municipais de Laranjeiras/SE.
Abstract: Nowadays, the active participation of citizens in society on issues relevant to the collective good is increasingly necessary. Being a citizen involves aspects beyond simply living in the city. The population must be guaranteed access to knowledge about urban issues and the environment in which they live, so that they can understand and reflect on their rights. From this perspective, the introduction of urban education plays a fundamental role in building citizenship and recognizing the right to the city. Thinking about early childhood education as an introductory environment becomes fundamental due to the importance of the early years in the child's civic and ethical education and its power as a disseminator of learning. In this way, the extension project Architect and Urbanist at School at the Federal University of Sergipe came about with the premise of promoting the teaching of architecture and the city to children in the public schools of Laranjeiras/SE, through the application of games and dynamics. The project provided a way of shaping children's perceptions of the city, since observing the city through the eyes of children can make significant contributions to cities like Laranjeiras/SE, by building citizen awareness and valuing the city's historical heritage. With this in mind, the aim of this study is to analyze children's experiences of reading and understanding the city in Laranjeiras/SE, and the importance of urban education as an instrument for raising awareness of the need to build fairer, more accessible and sustainable cities. To this end, using participatory research methodology, bibliographic and methodological reference surveys were carried out, as well as an analysis of the drawings made by the children taking part in the project. As a result, it was clear that there is a limited sense of space in the city in which they live, highlighting the lack of urban, heritage and environmental education in the curriculum of municipal schools in Laranjeiras/SE.
Palavras-chave: Arquitetura
Arquitetos
Educação
Educação infantil
Urbanismo
Architect at school
Urban education
Architecture for children
Perception of the urban environment
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: NASCIMENTO, Jaqueline Evelyn Miranda do. O olhar da criança sobre a cidade: o projeto arquiteto na escola como uma experiência de ensino sobre arquitetura e urbanismo em Laranjeiras-SE. 2024. 95 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20628
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