Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20631
Document Type: Monografia
Title: As técnicas de elevações do Pas de Deux: propostas, análises e ensino
Authors: Dourado, Gabriel da Silva
Issue Date: 30-Sep-2024
Advisor: Liparotti, Thabata Marques
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo descrever, analisar e discutir sobre os aspectos técnicos e pedagógicos que envolvem o ensino das técnicas de pas de deux no balé clássico. A partir dos meus relatos de experiências nas quais tive como bailarino e professor, trazendo as minhas experiências antes, durante o curso de dança da UFS e enquanto professor na proposição de aulas sobre as técnicas de elevação de pas de deux. Assim proponho como aspectos técnicos de minha pesquisa uma análise biomecânica e descritiva de dois movimentos de elevação, pontuando as etapas com passo-a-passo, além de propor uma nomenclatura para cada uma destas elevações, sendo elas: elevação Sereia e Imperatriz; descrevo também as possibilidades dos encaixes para elevações a partir das articulações do sistema ósseo da cintura pélvica da bailarina. Trago também um olhar para os aspectos pedagógicos da minha pesquisa, com uma reflexão sobre a formação pedagógica do professor de balé clássico, proponho então a construção de uma estratégia metodológica de ensino das técnicas de elevações de pas de deux, desenvolvendo etapas para introdução desse ensino para bailarinos iniciantes e adultos, considerando as perspectivas de maturação sexual e desenvolvimento motor. Assim, fundamenta-se a importância da formação desses profissionais, a fim de evitar lesões, promover um trabalho de força e consciência corporal para os bailarinos e estudantes de dança.
Abstract: This paper aims to describe, analyze and discuss the technical and pedagogical aspects involved in teaching pas de deux techniques in classical ballet. It is based on my accounts of my experiences as a dancer and teacher, bringing together my experiences before the UFS dance degree course, during the UFS dance course and as a teacher in proposing classes on pas de deux lifting techniques. So I propose as technical aspects of my research a biomechanical and descriptive analysis of two lifting movements, punctuating the steps with a step-by-step, as well as proposing a nomenclature for each of these lifts, which are: Mermaid and Empress lifts; I also describe the possibilities of fittings for lifts from the joints of the pelvic girdle bone system of the dancer. I then take a look at the pedagogical aspects of my research, reflecting on the pedagogical training of the classical ballet teacher, and propose the construction of a methodological strategy for teaching the techniques of pas de deux lifts, developing stages for introducing this teaching to beginner and adult dancers, considering the perspectives of sexual maturation and motor development. This underpins the importance of training these professionals in order to prevent injuries and promote strength work and body awareness for dancers and dance students.
Keywords: Dança
Balé
Coreografia
Estudo
Ensino
Dance
Classical ballet
Pas de deux
Elevation
Teaching methods
Teacher training
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial
Citation: DOURADO, Gabriel da Silva. As técnicas de elevações do Pas de Deux: propostas, análises e ensino. 2024. 59 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20631
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel_Silva_Dourado.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.