Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20633
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Caminhos da infância: análise urbana do entorno escolar em Aracaju/SE |
Autor : | Britto, Leonardo Lacerda Chagas |
Fecha de publicación : | 28-oct-2024 |
Director(a): | Silva, César Henriques Matos e |
Co-Director(a): | França, Sarah Lúcia Alves |
Resumen: | Esta pesquisa analisa o entorno escolar do bairro Coroa do Meio, em Aracaju/SE, buscando entender como o espaço urbano pode ser transformado para atender às necessidades da primeira infância e sua comunidade. O estudo se baseia no conceito de Bairros Amigáveis à Primeira Infância e busca compreender como o espaço urbano pode ser adaptado para promover e garantir o direito à cidade para todos. Análise dos indicadores urbanos desenvolvidos pela rede Urban95 foram realizadas em campo para categorizar e avaliar o entorno escolar. A pesquisa indica desafios e oportunidades para tornar os espaços urbanos mais acessíveis, seguros, verdes, inclusivos e lúdicos, promovendo uma cidade educadora que contribua para o desenvolvimento infantil. Entende-se que um bairro planejado para a primeira infância contribui para a qualidade de vida de todos os seus moradores. |
Resumen : | This research analyzes the school surroundings in the Coroa do Meio neighborhood, in Aracaju/SE, aiming to understand how urban space can be transformed to meet the needs of early childhood and its community. The study is based on the concept of Child-Friendly Neighborhoods and seeks to understand how urban spaces can be adapted to promote and ensure the right to the city for everyone. Field analyses of urban indicators developed by the Urban95 network were conducted to categorize and assess the school surroundings. The research identifies challenges and opportunities to make urban spaces more accessible, safe, green, inclusive, and playful, fostering an educational city that supports child development. It is understood that a neighborhood designed for early childhood contributes to the overall quality of life for all its residents. |
Palabras clave : | Arquitetura Infância Escolas Espaços públicos Qualidade de vida Childhood Urban Space Child Right Friendly Neighborhoods |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial |
Citación : | BRITTO, Leonardo Lacerda Chagas. Caminhos da infância: análise urbana do entorno escolar em Aracaju/SE. 2024. 101 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20633 |
Aparece en las colecciones: | Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leonardo_Lacerda_Chagas_Britto.pdf | 6,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.