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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20648
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Letramentos digitais e decolonialidade no livro didático de inglês: uma análise na rede pública estadual de Sergipe |
Autor : | Santana, Renato dos Santos |
Fecha de publicación : | 22-feb-2024 |
Director(a): | Nascimento, Ana Karina de Oliveira |
Resumen: | As mudanças sociais ocasionadas, principalmente, pela popularização das tecnologias digitais têm contribuído para o desenvolvimento de novos letramentos, com destaque aos letramentos digitais. Isto ocorre, dentre outros motivos, em razão de que nas interações online, a comunicação se dá de diferentes modos, fazendo surgirem novas maneiras de (re/des)construir sentidos. Inevitavelmente, colonialidades que se perpetuam na sociedade são refletidas nos ambientes digitais. Nesse contexto, é relevante que a educação formal seja capaz de ressignificar essa realidade de maneira crítica, por meio da ação docente e dos livros didáticos. Esta dissertação de mestrado foca em mapear, com base nas coleções de livros didáticos de língua inglesa aprovadas no edital do PNLD (Brasil, 2018), publicadas no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (Brasil, 2019), a coleção de livros didáticos de inglês voltados ao ensino fundamental anos finais mais utilizada na rede pública estadual de Sergipe, com o objetivo geral de analisar de que forma esses livros apresentam atividades que se relacionam aos letramentos digitais e às questões decoloniais na educação linguística em inglês. Para atender a este objetivo, esta pesquisa qualitativa (Paiva, 2019; Nunes, 2021) e interpretativista (Moita Lopes, 1994) ampara-se nas teorias dos letramentos digitais (Lankshear; Knobel, 2011, 2015; Nascimento; Knobel, 2017); nas discussões referentes aos livros didáticos (Leffa, 2008, 2016; Rojo, 2013, 2017; Façanha, 2018); bem como nas teorias decoloniais (Sousa Santos, 2018; Castro-Gomez, 2007; Silva Júnior; Matos, 2019). Além da análise da coleção mais utilizada nas escolas públicas estaduais de Sergipe, são realizados levantamentos bibliográficos e análise documental, considerando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018) e o edital do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (Brasil, 2018), compondo uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental. Para realização das análises, os dados são codificados com base em Saldaña (2009, 2013) e, por meio deles, é possível observar como os letramentos digitais são apresentados no decorrer das unidades que compõem os livros didáticos da coleção selecionada, além de refletir acerca de que forma o material didático abre brechas para o trabalho com a língua inglesa a partir de uma perspectiva decolonial, averiguando quais vozes são contempladas, bem como quais são silenciadas e/ou excluídas. Os resultados principais apontam que, embora as atividades apresentem possibilidades que se relacionam com os letramentos digitais e a decolonialidade, a problematização fica sob a responsabilidade do professor, visto que há poucas propostas de aprofundamento dos temas tratados neste estudo, letramentos digitais e decolonialidade, nos livros didáticos analisados. |
Resumen : | The social changes caused, mainly by the popularization of digital technologies, have contributed to the development of new literacies, with an emphasis on digital literacies. This occurs since in interactions, communication takes place through different modes, emerging new ways of (re/de)constructing meanings. Inevitably, colonialities reflected in society are also present in digital environments. In this context, it is important that formal education can be capable of giving new meanings to this reality critically, through teacher practices and textbooks. This master's thesis focuses on mapping, based on the collection of textbooks selected by the PNLD public call, published in the Guide of the National Textbook Program (Brasil, 2019), directed to the teaching of the English language, the collection of English textbooks aimed at elementary school (6th,7th, 8th and 9th grades), most used in state public schools of Sergipe, Brazil. The general objective is to analyze how these books present activities that relate to the perspective of digital literacies and decolonialilty in English language education. To achieve this objective, this qualitative (Paiva, 2019; Nunes, 2021) and interpretive (Moita Lopes, 1994) research is supported by theories related to digital literacies (Lankshear; Knobel, 2011, 2015; Nascimento; Knobel, 2017); discussions regarding textbooks (Leffa, 2008, 2016; Rojo, 2013, 2017); as well as decolonial theories (Sousa Santos, 2018; Castro-Gomez, 2007; Silva Júnior; Matos, 2019). In addition to the analysis of the most used collection in public schools in Sergipe, bibliographical surveys and documentary analysis are carried out, considering the Brazilian National Common Core Curriculum - BNCC (Brasil, 2018) and the public call of the National Textbook Program - PNLD (Brasil, 2018), composing bibliographic and documentary research. The data was coded based on Saldaña (2009, 2013) to accomplish the analysis. In the end, it is possible to observe how digital literacies are presented, throughout the units that make up the textbook. In addition, it is feasible to reflect on how the materials open spaces for working with the English language from a decolonial perspective, observing which voices are covered, along with which ones are silenced and/or excluded. The main results indicate that although the activities present possibilities that are related to digital literacies and decoloniality, the problematization is the teacher's responsibility since there are few initiatives in the textbooks to deepen the topics of this study, digital literacies and decoloniality in English language education. |
Palabras clave : | Linguística - Estudo e ensino Letramento digital Livro didático Língua inglesa Decolonialidade Linguistics - Study and teaching Digital literacy Textbook Decoloniality |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Letras |
Citación : | SANTANA, Renato dos Santos. Letramentos digitais e decolonialidade no livro didático de inglês: uma análise na rede pública estadual de Sergipe. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20648 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras |
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