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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20652
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | “Linhas de força”: dançares “gengibreiros” reterritorializados pela afrocentricidade |
Autor(es): | Vilaça, Aline Serzedello Neves |
Data do documento: | 5-Out-2019 |
Orientador: | Dumas, Alexandra |
Resumo: | Esta dissertação apresentada em formato experimental de ensaio acadêmico-literário, carrega o título da composição coreográfica que conduziu as investigações, memórias e reflexões da presente pesquisa e relato de experiência que propôs (re)conhecer e problematizar os detalhes metodológicos, poéticos e teóricos que balizaram o trabalho de ensino, pesquisa, extensão e criação artística inspirados nas manifestações populares afrodiaspóricas e indígenas realizados pelo Grupo Gengibre (ÁVILA, 2018) entre 2005 e 2012 na Universidade Federal de Viçosa-UFV/MG. Quatro capítulos somados à introdução e considerações finais foram construídos entrelaçando poemas, músicas, fotografias, lembranças, citações artísticas e teóricas concomitante ao processo de revisitar as metodologias do Grupo a partir da leitura da Afrocentricidade (ASANTE, 1989) como paradigma, sob uma cosmopercepção (OYEWUMI, 2004) feminina africano- diaspórica, de forma crítico-analítica afroperspectivista (NOGUERA, 2015). Sistematizando conceitual e artisticamente os dançares gengibreiros inspirados em “corpo e ancestralidade” (SANTOS, Inaicyra, 2006) que possibilitaram a criação de “Linha de Força” (2009) e potencializaram outros produtos e ambientes artístico-acadêmicos de ensinagem como o Grupo Mandi‟o (UFGD), Projeto de Extensão Aldeia Mangue (UFS), e disciplinas do curso de Licenciatura em Dança da UFS como: Africanias, Africanidades e Extensão e Dança. Revendo o passado para realçar os caminhos de ensinagem e composição de personagens, pontuando o fazer ficcional das Artes Cênicas Negras como espaço de ativismo, denúncia, reivindicação e enunciação de pedagogias antirracistas em combate ao epistemicídio. |
Abstract: | This dissertation presented in experimental format of an academic-literary essay, bears the title of the choreographic composition that led to the investigations, memories and reflections of the present research and experience report that proposed (re-) knowing and problematizing the methodological, poetic and theoretical details that the work of teaching, research, extension and artistic creation inspired by the popular Afro-Diasporic and Indigenous manifestations carried out by the Gengibre Group (ÁVILA, 2018) between 2005 and 2012 at the Federal University of Viçosa-UFV / MG. Four chapters added to the introduction and final considerations were constructed intermingling poems, songs, photographs, memories, artistic and theoretical quotations concomitant to the process of revisiting the Group's methodologies from the reading of Afrocentricity (ASANTE, 1989) as paradigm, under a female African-diasporic “cosmoperception” (OYEWUMI, 2004), and with critically-analytical Afropperspectivist (NOGUERA, 2015). Conceptually and artistically systematizing inspired by “dançares gengibreiros” in "body and ancestry" (SANTOS, Inaicyra, 2006) that enabled the creation of "Power Line" (2009) and potentiated other artistic-academic teaching products and environments such as the Mandi'o Group (UFGD), Extension Project Aldeia Mangue (UFS), and subjects of the course of Degree in Dance of the UFS like: Africanias, Africanities and Extension and Dance. Reviewing the past to highlight the ways of teaching and character composition, punctuating the fictional making of the Black Performing Arts as a space for activism, denunciation, claim and enunciation of antiracist pedagogies in the fight against epistemicide. |
Palavras-chave: | Cultura popular Grupo Gengibre Processo de criação Afrocentricidade Negros nas artes cênicas Popular culture Gengibre (Ginger) Group Creation process Afrocentricity |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares |
Citação: | VILAÇA, Aline Serzedello Neves. “Linhas de força”: dançares “gengibreiros” reterritorializados pela afrocentricidade. 2020. 300 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20652 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Culturas Populares |
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