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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20656
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Festival de Parintins: os bastidores da ópera cabocla |
Autor : | Sena, Djane da Silva |
Fecha de publicación : | 31-ago-2022 |
Director(a): | Maciel, Neila Dourado Gonçalves |
Resumen: | O Festival de Parintins é um festejo popular onde os Bois Garantido e Caprichoso duelam num grande espetáculo a céu aberto no meio da floresta amazônica. Na arena denominada bumbódromo, personagens e elementos imaginários, oriundos das lendas amazônicas e rituais indígenas, atuam com fio condutor do espetáculo que hoje é a maior manifestação popular do Norte do Brasil e que acontece no último final de semana de junho. Tendo como ponto de partida minhas lembranças de infância, histórias que minha avó contava, este trabalho tem como objetivo principal problematizar os bastidores do Festival usando como recorte temporal, o estudo das transformações no período de 1988 a 2019 pela perspectiva dos que constroem o Festival, mas não aparecem. Ao estudar as etapas do processo criativo (projeto, produção e execução), analisamos a contribuição deles, para a manutenção do Festival enquanto manifestação da cultura popular. Ao dar voz para esses agentes culturais que assim como minha avó, foram e são, parte integrante e importante da manutenção deste espetáculo, queremos contribuir para as pesquisas no campo das Culturas Populares e do próprio Festival de Parintins que é visto por muitos como um mero produto da indústria cultural. Fazendo uso das histórias de minha avó como fio condutor, construímos um instrumental de análise na construção das narrativas que são encenadas no bumbódromo. Fazendo uso da semiótica da cultura como teoria e método, descrevemos os sistemas e subsistemas da Semiosfera do Festival de Parintins e assim, identificamos os personagens que compõem esta pesquisa. Para entendermos a dinâmica e a evolução dessa manifestação popular, recorremos as bases teóricas e conceituais dos fundamentos da Etnocenologia de Armindo Bião, Cherisf Kasnadar e Jean Marie Pradier. Para dialogar sobre o Festival de Parintins a partir dos estudos culturais, usamos os conceitos de Ortiz, Burke, Hall e Canclini. Como suporte metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa participante, além da análise semiótica para mapear a semiosfera do festival de Parintins com seus sistemas e subsistemas. Sobre os personagens principais e secundários desse processo, garantimos seu local de fala utilizando entrevistas abertas, adotando o método da observação participante, atendendo todas as normas de segurança em função da pandemia de Covid-19 e do Conselho de Ética em Pesquisa - CEP. |
Resumen : | The Parintins Festival is a popular celebration where the Bois Garantido and Caprichoso duel in a great open-air show in the middle of the Amazon rainforest. In the arena called Bumbodromo, characters and imaginary elements, from Amazonian legends and indigenous rituals, act as the guiding thread of the show that today is the largest popular manifestation in Northern Brazil and which takes place on the last weekend of June. Taking as a starting point my childhood memories, stories that my grandmother told, this work has as main objective to problematize the backstage of the Festival using as a time frame, the study of the transformations in the period from 1988 to 2019 from the perspective of those who build the Festival, but do not appear. By studying the stages of the creative process (design, production and execution), we analyze their contribution to the maintenance of the Festival as a manifestation of popular culture. By giving voice to these cultural agents who, like my grandmother, were and are, an integral and important part of the maintenance of this show, we want to contribute to research in the field of Popular Cultures and the Parintins Festival itself, which is seen by many as a mere product of the culture industry. Using my grandmother's stories as a guiding thread, we built a tool for analysis in the construction of the narratives that are staged in the bumbodromo. Making use of the semiotics of culture as a theory and method, we describe the systems and subsystems of the Semiosphere of the Festival de Parintins and, thus, we identify the characters that make up this research. In order to understand the dynamics and evolution of this popular manifestation, we resort to the theoretical and conceptual foundations of the Ethnocenology of Armindo Bião, Cherisf Kasnadar and Jean Marie Pradier. To discuss the Parintins Festival from cultural studies, we use the concepts of Ortiz, Burke, Hall and Canclini. As methodological support, we used participatory qualitative research, in addition to semiotic analysis to map the semiosphere of the Parintins festival with its systems and subsystems. About the main and secondary characters of this process, we guarantee their place of speech using open interviews, adopting the method of participant observation, meeting all safety standards due to the Covid-19 pandemic and the Research Ethics Council - CEP. |
Palabras clave : | Cultura popular Parintins (AM) Semiótica e arte Bumba-meu-boi Etnologia Etnocenologia Boi-bumbá Semiotics Ethnocenology Popular Culture |
Área CNPQ: | OUTROS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares |
Citación : | SENA, Djane da Silva. Festival de Parintins: os bastidores da ópera cabocla. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20656 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Culturas Populares |
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