Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20661
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | A administração pública municipal e a gestão do ensino : um estudo na escola Ilda Almeida Dutra no período da COVID-19 |
Autor : | Lima, Douglas dos Santos |
Fecha de publicación : | 31-ene-2024 |
Director(a): | Queiroz, Valdice Barbosa de |
Resumen: | Com a pandemia da Sars-Cov-19 o mundo teve que enfrentar inúmeros problemas e dificuldades na tentativa de evitar a sua disseminação. Tudo isso alterou a vida em sociedade, as relações interpessoais, a maneira como as pessoas desenvolviam suas tarefas. As escolas foram muito impactadas e tiveram que passar por diversas adaptações. O objetivo da pesquisa foi analisar as estratégias utilizadas pelo diretor e os docentes da escola Ilda Almeida Dutra no município de Carira/SE para lidarem com os desafios encontrados durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e promoveram a aprendizagem. A abordagem do problema foi qualiquantitativa. Os instrumentos utilizados para a obtenção das informações foram entrevistas e questionário. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores e os docentes. A interação com os alunos, na visão dos professores, foi uma das principais dificuldades encontradas, dado que as aulas foram realizadas remotamente. Outros problemas apontados por eles foram as adaptações às novas tecnologias e às metodologias utilizadas em sala de aula. Somam-se a não aceitação desse processo, por parte das famílias, levando-os a todo um trabalho de convencimento para que participassem do processo. Por outro lado, os docentes encararam positivamente os desafios porque tiveram que aprender novas técnicas de ensino. |
Resumen : | With the Sars-Cov-19 pandemic, the world had to face numerous problems and difficulties in an attempt to prevent its spread. All of this changed life in society, interpersonal relationships, the way people carried out their tasks. Schools were greatly impacted and had to undergo several adaptations. The objective of the research was to analyze the strategies used by Escola Ilda Almeida Dutra in the Municipality of Carira/SE, to deal with the difficulties of this period and develop teaching effectively. The approach to the problem was qualitative and quantitative. The instruments used to obtain information were interviews and a questionnaire. The research subjects were managers and teachers. Interaction with students, in the teachers' view, was one of the main difficulties encountered, given that classes were held remotely. Other problems they highlighted were adaptations to new technologies and methodologies used in the classroom. Added to this is the families' nonacceptance of this process, leading them to a lot of work to convince them to participate in the process. On the other hand, teachers faced the challenges positively because they had to learn new teaching techniques. |
Palabras clave : | Ensino Gestão escolar Pandemia COVID-19 Teaching School management Pandemic |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DACI - Departamento de Administração – Itabaiana - Presencial |
Citación : | LIMA, Douglas dos Santos. A administração pública municipal e a gestão do ensino: um estudo na escola Ilda Almeida Dutra no período da COVID-19. TCC (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20661 |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Douglas_Santos_Lima.pdf | 498,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.