Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20675
Document Type: | Monografia |
Title: | Práticas educacionais contemporâneas : análise do uso do Instagram como ferramenta no ensino do gênero redação do Enem |
Authors: | Brito, Anderson Santos |
Issue Date: | 8-Oct-2024 |
Advisor: | Mariano, Marcia Regina Curado Pereira |
Resumo : | Esta pesquisa tem como objetivo analisar conteúdos de posts do Instagram voltados para o ensino de redação, com ênfase nas páginas @foconomil_ e @profmillaborges. Para embasar nossa análise, na fundamentação teórica, utilizamos estudos sobre o ensino do texto dissertativo-argumentativo, como os de Vidon (2017; 2018); pesquisas recentes que investigam o uso do Instagram para o ensino do texto, como a de Silva (2023), além dos conceitos de Bakhtin (1988) sobre o uso da língua e da linguagem e os estudos de Foucault (1996) para investigar as influências dos formadores de opinião no discurso pedagógico dos conteúdos analisados. Consideramos, também, os princípios norteadores de ensino da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados ao ensino de produções escritas na educação básica. Como metodologia, adotamos a abordagem discursiva qualitativa-interpretativista. A análise crítica revelou que os discursos presentes nos posts frequentemente perpetuam visões cristalizadas, que podem limitar a formação autoral dos seguidores-alunos, submetendo-os a dinâmicas que reduzem a complexidade do trabalho com a linguagem. |
Abstract: | This research aims to analyze Instagram posts focused on teaching writing, with particular emphasis on the pages @foconomil_ and @profmillaborges. To support our analysis, we drew on theoretical foundations, including studies on teaching argumentative writing by Vidon (2017; 2018), recent research on using Instagram for writing instruction by Silva (2023), as well as Bakhtin's (1988) concepts of language use and Foucault's (1996) studies on the influence of opinion leaders in pedagogical discourse. We also considered the guiding principles of the National Common Curricular Base (BNCC) related to writing instruction in basic education. Our methodology involved a qualitative-interpretative discursive approach. The critical analysis revealed that the discourses in these posts often perpetuate entrenched views, which may restrict the creative development of student-followers by reducing the complexity involved in working with language. |
Keywords: | Instagram Redação do Enem Produção textual Enem writing Text production |
Subject CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Department: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citation: | BRITO, Anderson Santos. Práticas educacionais contemporâneas: análise do uso do Instagram como ferramenta no ensino do gênero redação do Enem. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20675 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anderson_Santos_Brito.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.