Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20692
Tipo de Documento: Tese
Título: A afrocentricidade do cinema negro em Sergipe: primeiras cenas de Belarmino e Everlane Moraes
Autor(es): Santos, Wolney Nascimento
Data do documento: 8-Ago-2024
Orientador: Zoboli, Fabio
Resumo: A presente tese tem como objetivo pesquisar a Afrocentricidade do Cinema Negro em Sergipe: primeiras cenas de Marcelo Roque Belarmino e Everlane Moraes, sob a perspectiva afrocentrada de Molefi Kete Asante. Do intelectual negro Marcelo Roque Belarmino são analisadas a trilogia As Aventuras de Seu Euclides – Parafusos (2007); Chegança (2009); Lambe Sujo e Caboclinhos (2012)). De igual modo, são analisados três filmes da intelectual negra Everlane Moraes: Caixa D’Água Qui-Lombo é Esse? (2013); Aurora (2018) e Pattaki (2019). O argumento que pretendemos sustentar nesta tese é de que a filmografia dos dois diretores é afrocentrada. Deste modo, os filmes foram estudados a partir de três categorias da epistemologia da Afrocentricidade: 1) a Agência, onde cada personagem central do filme se coloca como um(a) Agente Social, capaz de contar a história - a sua história; 2) o Lugar [afro-centrado], imprescindível para quem costura a narrativa de sua história e de seu povo, potencializando alguns elementos formais da diáspora africana; 3) o Tempo, que tem como princípio voltar-se para a cultura ancestral, frutificando ações do presente, preservando e aprendendo com o passado. Sobretudo, protegendo os valores, hábitos e a religião africana. Nessa perspectiva, os filmes foram abordados sob o viés da descrição e análise fílmica, tendo um procedimento interdisciplinar, dialogando com áreas do conhecimento: teoria do cinema, arte, sociologia, bem como a relação do cinema-educação, a partir da Lei n.o 10.639/2003, que versa pela obrigatoriedade, no currículo oficial da rede pública e privada, do ensino da temática “História, Cultura Afro-brasileira e Africana”, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica das Relações Étnico-Raciais. Sendo assim, atribuímos aos filmes a condição de estudo sobre a representação estética e cultural do(a) negro(a) na sociedade brasileira e em diáspora. Conclui-se que a trajetória artística dos realizadores, analisadas sob suas respectivas filmografias, são de caráter emancipador, na concepção e na construção do Cinema Negro em Sergipe. Logo, são afrocentradas, na medida em que são consonantes com a episteme de Molefi Kete Asante.
Abstract: The objective of this thesis is to research the Afrocentricity of Black Cinema in Sergipe: early scenes by Marcelo Roque Belarmino and Everlane Moraes, through the Afrocentric perspective of Molefi Kete Asante. The work of Black intellectual Marcelo Roque Belarmino is analyzed, focusing on his trilogy As Aventuras de Seu Euclides – Parafusos (2007), Chegança (2009), and Lambe Sujo e Caboclinhos (2012). Similarly, three films by Black intellectual Everlane Moraes are analyzed: Caixa D’Água Qui- Lombo é Esse? (2013), Aurora (2018), and Pattaki (2019). The argument we intend to support in this thesis is that the filmography of both directors is Afrocentric. Thus, the films were studied based on three categories of Afrocentric epistemology: (1) Agency, where each central character in the film acts as a Social Agent capable of telling the story - their story; (2) Place [Afro-centered], essential for those who weave the narrative of their history and their people, enhancing certain formal elements of the African diaspora; and (3) Time, the presente time, which prioritizes a return to ancestral culture, bearing fruit in present actions, preserving and learning from the past. Above all, safeguarding African values, habits, and religion. In this perspective, the films were addressed from the viewpoint of filmic description and analysis, adopting an interdisciplinary approach that dialogues with various fields of knowledge: film theory, art, sociology, and the cinema-education relationship, based on Law No. 10.639/2003, which mandates the inclusion of “Afro-Brazilian and African History and Culture” in the official curriculum of public and private schools, as well as the National Curriculum Guidelines for Ethnic-Racial Relations in Basic Education. Consequently, we assign the films the status of studies on the aesthetic and cultural representation of Black individuals in Brazilian society and on their diaspora. We conclude that the artistic trajectories of these filmmakers, analyzed through their respective filmographies, are emancipatory in nature and in the conception and construction of Black cinema in Sergipe. Therefore, they are Afrocentric, as one can aligne them with the epistemology of Molefi Kete Asante.
Esta tesis tiene como objetivo investigar el afrocentrismo del cine negro en Sergipe: primeras escenas de Marcelo Roque Belarmino y Everlane Moraes, desde la perspectiva afrocéntrica de Molefi Kete Asante. Del intelectual negro Marcelo Roque Belarmino, se analiza la trilogía As Aventuras de Seu Euclides – Parafusos (2007); Chegança (2009); Lambe Sujo e Caboclinhos (2012)). De manera idêntica, se analizan tres películas del intelectual negro Everlane Moraes: Caixa D’Água Qui-Lombo é Esse? (2013); Aurora (2018) e Pattaki (2019). El argumento que pretendemos sustentar en esta tesis es que la filmografía de los dos directores es afrocéntrica. De esta manera, las películas fueron estudiadas a partir de tres categorías de la epistemología del afrocentrismo: 1) la Agencia, donde cada personaje central de la película se posiciona como un Agente Social, capaz de contar la historia - su historia; 2) el Lugar [afrocentrado], esencial para quienes tejen la narrativa de su historia y su gente, realzando algunos elementos formales de la diáspora africana; 3) el tiempo, cuyo principio es recurrir a la cultura ancestral, materializando las acciones presentes, preservando y aprendiendo del pasado. Sobre todo, proteger los valores, hábitos y religión africanos. Desde esta mirada, las películas fueron abordadas desde la perspectiva de la descripción y análisis cinematográfico, utilizando un procedimiento interdisciplinario, dialogando con áreas del conocimiento: teoría del cine, arte, sociología, así como la relación entre cine y educación, con base en la Ley n. 10.639/2003, que establece la obligación, en el currículo oficial de las escuelas públicas y privadas, de impartir la temática “Historia, Cultura Afrobrasileña y Africana”, y las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Básica sobre Relaciones Étnico-Raciales. Por lo tanto, atribuimos al cine la condición de estudio sobre la representación estética y cultural de los negros en la sociedad brasileña y en la diáspora. Se concluye que las trayectorias artísticas de los directores, analizadas bajo sus respectivas filmografías, son de carácter emancipatorio, en la concepción y construcción del cine negro en Sergipe. Por lo tanto, son afrocéntricos, en la medida en que están en consonancia con la episteme de Molefi Kete Asante.
Palavras-chave: Educação
Cinema
Negros no cinema - Sergipe
Africanidades
Afrocentricidade
Marcelo Roque Belarmino
Everlane Moraes
Education
Blacks in cinema - Sergipe
Africanities
Afrocentricity
Educación
Cine
Los negros en el cine - Sergipe
Afrocentrismo
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Wolney Nascimento. A afrocentricidade do cinema negro em Sergipe: primeiras cenas de Belarmino e Everlane Moraes. 2024. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20692
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WOLNEY_NASCIMENTO_SANTOS.pdf5,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.