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Tipo de Documento: Tese
Título: A trajetória de Euzébio Vanério na instrução brasileira (1784 - 1852)
Autor(es): Paixão, Roberto Carlos Bastos da
Data do documento: 20-Jan-2020
Orientador: Oliveira, Luiz Eduardo
Coorientador: Magalhães, Pablo Antonio Iglesias
Resumo: A presente tese de doutorado investiga e analisa a trajetória de Euzébio Vanério na Instrução brasileira. Está relacionada à linha de pesquisa História, Sociedade e Pensamento Educacional, do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação da Universidade Federal de Sergipe. O conjunto metodológico apoia-se na consulta de bibliografia especializada e documentação, a exemplo da acessada no Arquivo Nacional e na Biblioteca Nacional, e, ainda, na concepção do método ou paradigma indiciário. O objetivo geral desta investigação é o de aprofundar o conhecimento sobre o professor e intelectual Euzébio Vanério, sua participação no cenário da introdução do ensino do idioma inglês no Brasil, sua trajetória na Instrução pública brasileira e seu legado como professor, tradutor, introdutor e divulgador do Método Lancasteriano de Ensino. O texto tem suporte teórico na história cultural, valendo-se também da historiografia e demais fontes documentais do período. O texto apresenta os resultados da análise da trajetória desenvolvida pelo professor Euzébio Vanério, desde a sua saída de sua terra natal, Funchal (Ilha da Madeira/Portugal), sua entrada no Brasil, o desenvolvimento de suas atividades diversificadas, até o seu falecimento. As conclusões deste estudoatestam a importância dos múltiplos fazeres de Vanério no campo da Instrução pública brasileira e no ambiente alfandegário pós-abertura dos portos ―às nações amigas‖, seu lócus social e de suas práticas professorais e no âmbito do comércio, exercendo as funções de guarda-livros, Secretário do Governo Militar da Província de Sergipe d‘El Rey e vedor escrivão da gente de guerra de Sergipe.
Abstract: This doctoral dissertation investigates and analyzes the trajectory of Euzébio Vanério in the Brazilian Public Instruction. It is related to the research line History, Society and Educational Thought, of the Graduate Program in Education of the Federal University of Sergipe. The methodological set is based on the consultation of specialized bibliography and documentation, such as the one accessed in the National Archives and National Library, and also in the conception of the method or paradigm of evidence. The general objective of this research is to deepen the knowledge about the teacher and intellectual Euzébio Vanério, his participation in the scenario of the introduction of English language teaching in Brazil, his career in the Brazilian Public Instruction and his legacy as a teacher, translator, introducer and disseminator of the Lancasterian Method of Teaching. The text has theoretical support in cultural history, also using historiography and other documentary sources of the period. The text presents the results of the analysis of the trajectory developed by the teacher Euzébio Vanério, since his departure from his homeland in Funchal (Madeira Island / Portugal), his entry into Brazil, the development of his diversified activities, until his death. The conclusions of this study testify to the importance of Vanério's multiple actions in the field of Brazilian Public Instruction and in the post-opening customs environment of the ―friendly nations‖ ports, their social locus and their teaching practices and in the sphere of commerce, performing the functions of bookkeeper, Secretary of the Military Government of the Province of Sergipe d'El Rey and overseer of the Sergipe war people.
Cette thèse de doctorat explore et analyse la trajectoire d'Euzébio Vanério dans l'instruction publique brésilienne. Il est lié à la ligne de recherche Histoire, société et pensée éducative du programme d'études supérieures en éducation de l'Université fédérale de Sergipe. L'ensemble méthodologique est basé sur la consultation d'une bibliographie et d'une documentation spécialisées, comme celle consultée aux Archives nationales et à la Bibliothèque nationale, ainsi que sur la conception de la méthode ou du paradigme de la preuve. L'objectif général de cette recherche est d'approfondir les connaissances sur l'enseignant et intellectuel Euzébio Vanério, sa participation au scénario de l'introduction de l'enseignement de l'anglais au Brésil, sa carrière dans l'instruction publique brésilienne et son héritage en tant qu'enseignant, traducteur, introducteur et diffuseur. Méthode d'enseignement lancasterienne. Le texte a un support théorique en histoire culturelle, utilisant également l'historiographie et d'autres sources documentaires de la période. Le texte présente les résultats de l'analyse de la trajectoire développée par le professeur Euzébio Vanério, depuis son départ de son pays natal, Funchal (Madère / Portugal), son entrée au Brésil, le développement de ses activités diversifiées, jusqu'à sa mort. Les conclusions de cette étude témoignent de l'importance des multiples actions de Vanério dans le domaine de l'instruction publique brésilienne et dans l'environnement douanier post-ouverture des ports des «nations amies», leur lieu social et leurs pratiques pédagogiques et dans le domaine du commerce, exerçant les fonctions de comptable, secrétaire du gouvernement militaire de la province de Sergipe d'El Rey et surveillant du peuple de guerre de Sergipe.
Palavras-chave: História da Educação
Brasil
Língua inglesa (estudo e ensino)
Educação (finalidades e objetivos)
História social
História do Brasil
Ensino de línguas
Euzébio Vanério
Instrução brasileira
Ensino mútuo
Language Teaching
History of Education
Public instruction
Mutual teaching
Enseignement des langues
Histoire de l'éducation
Instruction publique
Enseignement mutuel
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: PAIXÃO, Roberto Carlos Bastos da. A trajetória de Euzébio Vanério na instrução brasileira (1784 - 1852). 2020. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20704
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